Prefeito Chico Brasileiro anuncia obras de infraestrutura viária na Avenida Safira

WhatsApp
Facebook
Foto: Thiago Dutra/PMFI

Abertura de um trecho da via vai possibilitar a ligação entre a General Meira até a Avenida das Cataratas; obras serão executadas via Termo de Conversão de Área

O prefeito Chico Brasileiro anunciou, nesta segunda-feira (11), mais uma importante obra de mobilidade para a região Sul da cidade. As melhorias de infraestrutura urbana acontecerão na Avenida Safira, com a abertura da via no trecho entre a Alameda das Campanulas até a Rua Paineiras, o que vai possibilitar uma ligação entre a General Meira até a Avenida das Cataratas.

A ordem de serviço foi assinada durante a inauguração do Complexo de Esporte e Lazer Antônio Roberto Fava, no Jardim das Flores, e acompanhada pelo secretário de Obras, Cézar Furlan, e o secretário de Planejamento, Andrey Bachixta.

Leia também

Conforme explicou o prefeito, o projeto será executado por um consórcio que reúne três empresas via Termo de Conversão de Área (TCA). O procedimento administrativo permite que loteadoras executem obras de interesse do município em processos de parcelamento do solo para fins urbanos, agilizando projetos em benefício da população.

“A região Sul é uma das que mais está crescendo em Foz e quando temos esses gargalos de ruas interrompidas gera dificuldade no trânsito e na mobilidade. Estamos iniciando esse trabalho, elaborado pelas secretarias de Obras e Planejamento e que será executado por um consórcio no modelo de conversão de área”, disse o prefeito.

As empresas, que formaram um consórcio, são responsáveis pela execução de três loteamentos no município: Jardim das Oliveiras IV, Jardim Rouxinol e Jardim Bariloche. “Essas loteadoras fariam a doação de áreas para o município, áreas que poderiam não ser aproveitadas, mas através deste formato de conversão de área teremos mais uma obra que vai melhorar a mobilidade urbana da região”, completou o prefeito.

O consórcio será responsável pela execução da base, sub-base, implantação do asfalto, meio fio e calçada no trecho da avenida. O valor da obra está estimado em R$ 1,6 milhão.

“Há muito tempo queremos implementar essa obra, mas a questão orçamentária era um impedimento. Com a conversão de área, buscamos a viabilidade e agora será feito uma abertura da avenida, com a implantação de duas vias que vai ligar do Colégio Dobrandino até o Horto”, informou Cézar Furlan, secretário de Obras. Os trabalhos começaram nesta segunda-feira e devem ser concluídos em seis meses.

Centro da Juventude

As empresas (loteadoras) também farão o repasse de um saldo de recursos – cerca de R$ 140 mil – que complementarão a reforma do Centro da Juventude do Jardim Naipi. A Secretaria de Planejamento já finalizou o projeto e o anúncio das obras deve ocorrer nos próximos dias.

Mais notícias

.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *