Reunião entre empresários brasileiros e autoridades do Ministério da Indústria e Comércio do Paraguai
Os incentivos fiscais e tributários oferecidos pelo governo do Paraguai continuam a chamar a atenção de grupos empresariais brasileiro. Esta semana, representantes da Megatron especializada na fabricação e comercialização de fios e cabos realizaram reunião com a vice-ministra da Indústria do MIC (Ministério da Indústria e Comércio), Lorena Méndez. Durante o encontro, os investidores revelaram o interesse em instalar seu parque fabril na região de Ciudad del Este, capital do Departamento do Alto Paraná.
Informa o GDia que no Paraguai, além dos impostos unificados e com alíquotas iguais, existe a chamada Lei de Maquila que estabelece um imposto único de 1% sobre o valor da fatura de serviços emitida pela maquiladora à matriz, quando os bens são vendidos diretamente ao cliente final. O regime permite importar matérias-primas, maquinários e demais insumos necessários por meio de um sistema de admissão temporária, conforme o qual fica suspensa a cobrança dos tributos à importação.
Leia também
- Eleição da Reina del Turismo Ciudad del Este 2023 marca etapa do Circuito Certames de Beleza
- Em Ciudad del Este e Foz do Iguaçu, diversas lojas não aceitam mais o peso argentino
Projeção
No encontro com a ministra, o CEO da Megatron, Daniel Quintal, destacou que o grupo de investimentos tem como foco a fabricação de cabos e materiais elétricos, com os quais busca uma oportunidade de investimento no Paraguai. A intenção, segundo ele, é atingir os objetivos projetados em nível empresarial tanto na produção para o Brasil mercado, quanto à exportação para o Mercosul.
“Neste momento estamos no processo técnico de nos familiarizarmos com as vantagens que o Paraguai oferece através de sua política industrial e de seus regimes especiais, dando como exemplo a maquila”, disse o empresário em entrevista ao jornal La Clave. Por sua vez, a vice-ministra Méndez destacou o grande interesse do grupo empresarial, cuja matriz está localizada no Estado de Minas Gerais, em instalar seu parque industrial na região do Alto Paraná ou Salto del Guairá.
“De acordo com a projeção, estimaram a movimentação de equipamentos tecnológicos numa primeira fase para 2024”, destacou Méndez. Que completou: “Atualmente, eles estão mapeando as zonas industriais e trabalhando em conjunto com técnicos do Ministério da Indústria e Comércio no que diz respeito aos regimes especiais e, por sua vez, com o departamento de desenvolvimento industrial para ter uma perspectiva do modelo de negócio mais favorável à empresa”.
A “Megatron Alambres y Cables Especiales” é uma empresa de origem brasileira que busca entrar no mercado paraguaio de forma multissegmentada, com experiência na comercialização e fabricação de cabos de energia de cobre e alumínio, cabos de rede, cabos para instalação de CFTV, energia elétrica, materiais, antenas, fibra ótica, entre outros.