Iniciativa vai levar atendimento em saúde nos bairros mais distantes que tiveram os postos fechados devido a baixa procura por atendimento
O prefeito Chico Brasileiro anunciou, no início da noite da última sexta-feira (6), o lançamento nos próximos dias de um programa para levar atendimento em saúde as comunidades nas áreas rurais de Foz do Iguaçu. A iniciativa, que incluiu farmácia popular, será implantada com veículos doados pela Alfândega da Receita Federal, destaca Ronildo Pimentel, no GDia.
“Vocês que estão aqui, devem lembrar que antes existia um posto de saúde no Alto da Boa Vista e que este posto de saúde foi fechado”, disse Brasileiro, ao assinar a ordem de serviço da pavimentação asfáltica da via de acesso à comunidade na região do bairro Três Lagoas.
“Então, quero anunciar hoje que em breve teremos um posto de saúde móvel e também uma farmácia básica móvel para atender neste e outros bairros da área rural”, completou. “Moro aqui no bairro a sete anos”, contou a aposentada Maria Silva. “Agora vai melhorar muito com o asfalto e a saúde”, completou.
Contexto
De acordo com a Prefeitura, ainda não tem data definida para lançamento da iniciativa. O novo serviço terá um caminhão e uma van que estão sendo equipados para atender as populações na região rural. O veículo maior terá toda a estrutura da atenção primária, semelhante à disponível nas Unidades Básicas de Saúde (UBS).
A farmácia será implantada no veículo menor. O investimento previsto no programa é de aproximadamente R$ 300 mil. Assim como o Alto da Boa Vista, existem outras comunidades na área rural, que ficaram sem postos de saúde, devido a demanda ser muito pequena.
A saúde hoje nestes locais é realizado pelas equipes do Núcleo de Apoio ao Saúde da Família (NASF). A capacidade do serviço será dobrada com as unidades móveis. “Vai melhorar ainda mais o atendimento destas populações”, afirma o secretário de Saúde, Nilton Bobato, que também participou do ato.
A solenidade, na Escola Municipal Brigadeiro Antônio Sampaio, contou com participação dos vereadores Edson Narizão, Nanci Rafagnin Andreola e Rogério Quadros, além de secretários da Prefeitura.
Acesso
Durante o ato, o prefeito Chico Brasileiro assinou a ordem de serviço para a execução de 5,2 quilômetros de asfalto da Estrada Manoel Laurindo, que fica localizada no limite de Foz do Iguaçu com Santa Terezinha de Itaipu.
A empresa vencedora da licitação é a Coima Construtora de Infraestrutura e Meio Ambiente Ltda. O investimento será de R$ 1,5 milhão, em recursos da Prefeitura, através do FINISA, Contrato de Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento.
A obra é um antigo pleito dos moradores, mas esbarrava na falta de um acordo entre as prefeituras dos dois municípios. Segundo Brasileiro, a intervenção será possível devido a prefeitura de Santa Terezinha autorizar.