Paraná Rosa em Ação promove acesso das mulheres a mais de 40 serviços

Centralização de ações nesta sexta-feira (01), na Praça da Paz, facilita a vida da população feminina ao promover diversos atendimentos em um só local
WhatsApp
Facebook

A estudante Daniele Gonçalves compareceu cedinho ao Paraná Rosa em Ação, nesta sexta-feira (01), na Praça da Paz, em Foz do Iguaçu, para aproveitar os mais de 40 serviços disponíveis às mulheres.

Com uma bebê de quatro meses no colo, ela conta que a oportunidade facilitou muita a vida dela.

“Eu achei ótimo porque moro longe, não possuo veículo e tenho uma bebê para cuidar. Com essa ação, vou conseguir resolver tudo hoje e num lugar só; vou renegociar dívidas, resolver pendências com a Copel e Sanepar, e acessar serviços de saúde”, contou.

Leia também

Facilitar a vida da mulher, geralmente marcada pela sobrecarga de tarefas, é um dos objetivos do evento realizado pelo Governo do Estado, por meio do Gabinete da Primeira-Dama e das secretarias da Saúde e da Justiça e Cidadania, com a parceria de 18 órgãos da administração pública estadual e com apoio da prefeitura de Foz do Iguaçu.

“Essa mobilização do Estado com suas diversas secretarias em torno da saúde integral da mulher é essencial para que ela se conscientize e sinta-se atendida em todas as suas necessidades, seja pessoal, profissional, saúde, trabalho, enfim, possa ser acolhida quando quiser ou precisar”, afirmou a primeira-dama Luciana Saito Massa, idealizadora do projeto.

Programação

A programação inclui o agendamento de exames, vacinas, oportunidades de emprego, apresentações culturais, atividades esportivas, negociação de dívidas, automaquiagem, espaço para crianças e a presença do Ônibus Lilás, um espaço destinado ao atendimento individual e sigiloso para garantir a privacidade das mulheres vítimas de violência.

“É uma grande feira da cidadania, com todos os serviços do Estado e com a presença do Ônibus Lilás, que vai acolher as mulheres que precisam de atendimento e não querem se expor”, acrescentou o secretário da Justiça e Cidadania, Santin Roveda.

Foz do Iguaçu

Foz foi a cidade escolhida para abrir o Paraná Rosa em Ação. A ação conta com a participação das equipes da Secretaria Municipal de Saúde, que farão o agendamento de 600 exames de mamografia e citopatológico (método de rastreamento do câncer do colo do útero). Um dos principais objetivos é a prevenção do câncer de mama e do útero.

Paraná Rosa em Ação promove acesso das mulheres a mais de 40 serviços

“A Prefeitura de Foz participa dessa ação importante que vai ampliar o acesso dos serviços às mulheres ao centralizar várias ações com vistas a promover a conscientização, prevenção e combate ao câncer de mama”, enfatizou a secretária municipal de Direitos Humanos e Relações com a Comunidade, Rosa Maria Jeronymo Lima.

O evento também acontecerá em Londrina, no Dia Internacional da Mulher (8 de março), em Londrina.

Mais notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *