Com a aprovação da Câmara, a Prefeitura poderá avançar no processo de preservação histórica de um imóvel antigo no centro de Foz do Iguaçu. Desde 2019 a área está sob pedido de tombamento pelo Conselho Municipal de Patrimônio Cultural de Foz do Iguaçu.
Inicialmente o Município está adquirindo o espaço da antiga casa de Lady Schinke, filha de Harry Schinke, farmacêutico que implantou o primeiro laboratório de manipulação da cidade.
Leia também
A ideia é na sequencia proceder ao tombamento da outra parte do imóvel onde funcionou a Casa de Profilaxia de Harry Schinke, localizada na Rua Tiradentes, nº 297, no centro.
O projeto de lei nº 31/2024, do Poder Executivo, foi aprovado durante sessão extraordinária do dia 10 de abril por unanimidade.
O plano é transformar a casa em um museu e centro de memória, visando incentivar o turismo cultural e gerar empregos, além de oferecer oportunidade de estudos sobre a história e arquitetura de Foz para educadores, historiadores e pesquisadores.
De acordo com o projeto, o imóvel está sendo adquirido por meio de permuta de área envolvendo o valor de R$ 483 mil.
“Com essa ação, a prefeitura vai adquiri uma parte de todo o imóvel da família. É a primeira casa da frente que tem em torno de 210 metros quadrados de terreno e 228 de edificação, com dois pisos. O restante da área tem 4500 metros quadrados e está avaliado em 4 milhões de reais”, comentou o secretário municipal de Planejamento e Captação de Recursos, Andrey Bachixta.
Ele adiantou que a Secretaria está trabalhando para poder viabilizar a aquisição do restante. “Assim, a gente vai conseguir toda aquela área, que é histórica para o município de Foz do Iguaçu”, finalizou.