Comandantes da Jucepar conseguiram concretizar sonho da sede própria, diz Futurismo

Junta Comercial do Paraná passa atender em novo prédio, na Rua Ébano Pereira, 309; Entrega ocorreu nesta terça, 02, em concorrida solenidade
WhatsApp
Facebook
Darci Piana, Vice-Governador e Presidente Fecomércio, Sebastião Motta, Vice-presidente Jucepar e Fabio Aguayo, Presidente Feturismo Foto: Divulgação/Feturismo

O presidente da Federação Paranaense de Turismo (Feturismo), Fábio Aguayo, acompanhou nesta terça-feira (02) a solenidade de inauguração da nova sede da Junta Comercial do Paraná (Jucepar), que em 2024 completa 132 anos de fundação. O ato, coordenado pelo presidente Marcos Rigoni, contou com participação do governador em exercício Darci Piana, diretores e ex-presidentes e lideranças políticas e sociais.

“São os comandantes da Jucepar que conseguiram concretizar o sonho da sede própria”, afirmou Aguayo, que é membro do Conselho de Administração da Jucepar. O presidente da Feturismo, que é ainda presidente da Associação Brasileira de Bares e Casas Noturnas (Abrabar) e diretor da Confederação Nacional do Turismo (CNTur), tem uma participação ativa junto a Jucepar, onde atuou por 8 anos como vogal.

“A nova sede vem suprir uma demanda antiga, tanto dos servidores quanto do público atendido no local. A anterior, funcionava num prédio de 1950, que não comportava mais mudanças e a nova realidade da instituição”, disse. A entrega da nova sede, na Rua Ébano Pereira, 309, coincidiu com a data em que a Jucepar completou 132 anos de fundação. O novo prédio foi comprado em novembro de 2023 por R$ 10,4 milhões com recursos próprios da instituição.

Darci Piana destacou que a nova sede da Jucepar era aguardada há duas décadas. “Essa é mais uma obra que estava na gaveta há muitos anos. É uma alegria imensa estar aqui em um prédio melhor, que foi totalmente reformado e em condições de acomodar toda a estrutura da Junta Comercial”, afirmou o governador. Que completou: “A nossa Junta é a segunda em movimento do Brasil, só perdendo para São Paulo, o que mostra o crescimento do nosso Estado”.

Leia também

Marcos Rigoni disse que a antiga sede na Rua Barão do Serro Azul já não comportava mais o crescimento da instituição. “A Junta tinha uma sede bastante arcaica, totalmente fora dos padrões da modernidade, e nós precisávamos adequar à necessidade dos funcionários e de atender melhor os nossos empresários. Com uma estrutura melhor, você consegue oferecer um serviço melhor”, ressaltou o presidente.

História

A Jucepar é uma das Juntas Comerciais mais antigas do Brasil, de 1892, quando registrou a primeira empresa paranaense. Desde a fundação, o órgão já passou por oito endereços, iniciando os trabalhos em uma sala na Associação Comercial do Paraná (ACP). Em seguida, a instituição passou por prédios na Praça Tiradentes; dois prédios na Rua XV de Novembro; na Rua Saldanha Marinho; na Rua Monsenhor Celso; e na Rua Cândido Leão.

Darci Piana, Vice-Governador e Presidente Fecomércio, Sebastião Motta, Vice-presidente Jucepar e Fabio Aguayo, Presidente Feturismo Foto: Divulgação/Feturismo

O último endereço ocupado foi na Rua Barão do Serro Azul, onde os servidores da Jucepar permaneceram por 44 anos. A instalação na Barão do Serro Azul aconteceu após a Jucepar ser transformada em autarquia, vinculada à Secretaria de Estado da Indústria, Comércio e Serviços (SEIC)

“A sede própria é uma grande conquista para a Junta Comercial. Há anos tentamos alcançar isso e agora podemos entregar esse benefício para todos os seus usuários”, salientou o secretário estadual de Indústria, Comércio e Serviços, Ricardo Barros, presidente do Conselho da Jucepar. O Paraná possui atualmente 1.728.081 empresas ativas, sendo que 95% são matrizes e o restante filiais.

Mais notícias

.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *