A Divisão Estadual de Narcóticos de Foz do Iguaçu/PR, em conjunto com a Polícia Federal, deflagrou na manhã desta segunda-feira (14/10) operação visando desmantelar associação criminosa interestadual voltada à prática do crime de tráfico de drogas sintéticas em regiões do Paraná e Santa Catarina.
Foram cumpridos três mandados de busca e apreensão e dois mandados de prisão preventiva, na região de Joinville. As medidas judiciais foram autorizadas pela 3ª Vara Criminal de Foz do Iguaçu/PR.
Os trabalhos tiveram origem em Foz, onde um imóvel que servia laboratório clandestino de produção de droga sintética, foi descoberto pelo DENARC.
A produção apesar de ser em Foz, recebia matéria prima diretamente de CDE. Entre as drogas produzidas estava o “ECTASY” e novas variações de MDMA, ou seja, além da produção de “ecstasy” (MDMA), a perícia da Polícia Federal também identificou a produção de outras drogas sintéticas, consideradas ainda mais perigosas em razão de seus efeitos e das chances de causarem dependência.
Na operação conjunta entre as duas instituições, foram identificadas três suspeitos, todos moradores de Joinville, como integrantes dessa associação criminosa de tráfico de drogas sintéticas, contra quem foram dirigidas as medidas judiciais.
Durante o cumprimento dos mandados foi realizada uma prisão em flagrante pelo crime de tráfico de drogas, pois, em um dos endereços, os policiais encontraram aproximadamente 2.500 comprimidos de ecstasy.
Os presos foram conduzidos para a sede da PF em Joinville e, posteriormente, serão encaminhados ao presídio regional da cidade.