Itaipu vai investir em espaço da agricultura familiar no Show Rural Coopavel, em Cascavel

WhatsApp
Facebook
Encontro de Itaipu com lideranças no Show Rural (Foto: William Brisida/Itaipu Binacional)

Anúncio foi feito na abertura das atividades do Espaço Impulso, parceria entre Itaipu, Coopavel e Itaipu Parquetec

Considerado um dos maiores eventos do agronegócio da América Latina, o Show Rural Coopavel vai ampliar o espaço dedicado à agricultura e à agroindústria familiar em 2026. O anúncio foi feito nessa quarta-feira (10), em Cascavel (PR), pelo diretor-geral brasileiro da Itaipu, Enio Verri, na abertura da programação do Espaço Impulso, uma iniciativa da Binacional em parceria com o Itaipu Parquetec e a Cooperativa Agroindustrial de Cascavel (Coopavel).

De acordo com Verri, a Binacional vai investir R$ 2 milhões no projeto, que terá o apoio da própria Coopavel e de parceiros da Vitrine Tecnológica de Agroecologia (Vital). A área do pavilhão, hoje de 450 metros quadrados, será ampliada para 800 metros quadrados, elevando de 45 para 81 espaços de comercialização. “Queremos que a agricultura familiar também possa mostrar no Show Rural o que ela produz e consiga novos parceiros comerciais para vender a sua produção”, declarou. 

O diretor disse que a demanda por alimentos saudáveis, produzidos pelos agricultores familiares, vai aumentar com a redução do limite de alimentos processados e ultraprocessados no cardápio das escolas públicas. Os novos parâmetros foram anunciados na semana passada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, durante o Encontro Nacional do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), em Brasília. O compromisso do Governo Federal é garantir que todas as crianças tenham acesso a refeições escolares saudáveis até 2030.

(Foto: William Brisida/Itaipu Binacional)

“Para isso, estamos fazendo um grande projeto de assessoria técnica rural para que esses profissionais atendam as famílias que estão na agricultura familiar. Queremos que essas famílias estejam preparadas, a partir de 2030, para entregar ao Pnae somente produtos orgânicos, garantindo uma alimentação de melhor qualidade e, lógico, pagando um melhor preço para o produtor”, completou.

Verri também anunciou investimentos da Binacional para a ampliação do Espaço Impulso. O objetivo da iniciativa é estabelecer, no Show Rural, uma área destinada à inovação e à tecnologia aplicadas ao agronegócio, reunindo startups, empresários e produtores rurais. 

Na sequência da cerimônia de abertura, o diretor-geral de Itaipu participou do painel “Políticas Públicas para a Sustentabilidade no Agronegócio”, ao lado do diretor-superintendente do Itaipu Parquetec, Irineu Colombo, e do diretor presidente da Coopavel, Dilvo Grolli.

“O conhecimento da inovação não se transmite por WhatsApp”, sustentou Colombo. “Então é preciso um espaço como esse para que os cientistas e aqueles que usam a aplicação da ciência no dia a dia consigam discutir soluções. Desde a viabilidade econômica, como a viabilidade do ponto de vista da sustentabilidade.”

Dilvo Grolli agradeceu o apoio de Itaipu – especialmente para os agricultores do Oeste paranaense – e destacou que, hoje, o tema da sustentabilidade está inserido nas ações do agronegócio. “Todos nós temos uma consciência, temos líderes que estão falando a mesma linguagem, e estão trabalhando no mesmo sentido. O que nós precisamos agora é acelerar esse processo.”

Diretor-geral brasileiro da Itaipu, Enio Verri, fala durante o Show Rural Coopavel (Foto: William Brisida/Itaipu Binacional)

Ampla programação

Além do debate sobre políticas públicas para a sustentabilidade no agronegócio, a abertura das atividades do Espaço Impulso contou com o lançamento da iniciativa Hackathon Fruit Cultura. Trata-se de uma competição criativa conduzida pelo Itaipu Parquetec visando fomentar soluções inovadoras para a cadeia produtiva da fruticultura, abrangendo desde o aumento da produtividade até a industrialização e comercialização em mercados internacionais. 

Até sexta-feira (14), o Espaço Impulso vai oferecer ao público do Show Rural uma ampla programação, incluindo painéis sobre sustentabilidade, inteligência artificial aplicada ao campo e biotecnologia, além de diversas palestras com especialistas de diferentes áreas. 

Encontro com autoridades

Antes da abertura do Espaço Impulso, Enio Verri reuniu-se com o diretor presidente da Coopavel, Dilvo Grolli, o prefeito de Cascavel, Renato Silva, e representantes do setor rural do Paraná e de outros Estados brasileiros. Também estavam presentes os diretores de Itaipu Carlos Carboni (Coordenação) e Renato Sacramento (técnico executivo), entre outras autoridades.

Sobre o Show Rural  

Em sua 37ª edição, o Show Rural Coopavel é considerado um dos maiores eventos do agronegócio na América Latina. Neste ano, são esperados 360 mil visitantes e 600 expositores. As atividades ocorrem até sexta-feira (dia 14), das 8h às 18h, com entrada gratuita. Mais informações no site do Show Rural.

@fozdiario

Mais notícias

.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *