Linha de tiro A situação do secretário estadual de Segurança Pública, o coronel Romulo Marinho Soares, não seria das mais confortáveis. O governador Ratinho Junior estaria sendo questionado sobre a viabilidade de manter o mesmo na pasta devido sua falta de experiência e dificuldade de relacionamento com subordinados. As situações estariam “comprometendo” as atividades dos órgãos de segurança do Estado.
Sem chance De acordo com uma fonte consultada pela coluna, integrantes das polícias Militar e Civil e do Instituto de Criminalística desistiram de tentar um diálogo com o secretário. Na Assembleia Legislativa, a reclamação é por parte dos deputados e inclusive colegas de imprensa. Ai, ai, ai…
Deixa quieto Um acordo entre Câmara e Senado adiou, para 2020, a votação da PEC da prisão em segunda instância no Congresso Nacional. A ideia de privilegiar a PEC dos deputados, foi reforçada ontem (26) pelo presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP).
Projeto O consumidor deverá ser informado pelo fornecedor sobre a presença de insumos de origem suína na composição dos produtos ofertados. Isto é o que prevê o projeto de lei 227/2018, do deputado Ademar Traiano (PSDB), que teve origem no Parlamento Universitário de 2017.
Projeto II A iniciativa foi aprovada em primeiro turno de votação ontem e estabelece que a informação deve ser específica, nítida, de fácil leitura e em língua portuguesa, proibindo-se tão somente a expressão vaga “origem animal”, nos produtos.
Denúncia O MPPR, por meio do Gaeco, ofereceu denúncia criminal por lavagem de dinheiro contra o ex-governador Beto Richa (PSDB), nas gestões 2011 a 2014 e 2015 a 2018. Também foram denunciados pelo mesmo crime a esposa Fernanda Richa e o filhos André Vieira Richa, além do contador da família, Dirceu Puppo.
Denúncia II Os fatos denunciados referem-se à aquisição de um conjunto de salas comerciais no Centro Cívico, em Curitiba, no ano de 2013, por parte do ex-governador e seus familiares. Parte do pagamento teria vindo de valores recebidos do esquema investigado na Operação Quadro Negro.
Mutirão O SindiAbrabar promove hoje (27) um mutirão de adesão ao REPIS, sistema que desonera folha de pagamento e garante benefícios sociais aos colaboradores. A ação será das 11h30 às 18h30 na Avenida Luiz Xavier, 40, na Sala REPIS da Uniosociesc, no Palácio Avenida em Curitiba.
Mutirão II De acordo com o presidente do SindiAbrabar, Fábio Aguayo, a adesão ao sistema será aberta a qualquer empresa com atuação no ramo de gastronomia.
Ronildo Pimentel
Editor
O Cel. Marinho é de retidão e capacidade à toda prova, porém o momento é de alguém que tenha origem na área da segurança pública. Toda vez que surgem burburinhos não me furto a questionar o quê o Governador Ratinho Junior está esperando para nomear o lendário Cel. RR Nemésio Xavier para a pasta? Cel. Xavier tem amplo trânsito político, social e principalmente é praticamente uma unanimidade nas forças policiais onde é reconhecido como grande Líder. Nada de Delegados ou Coronéis “maçaneta”, que só ficam no ar condicionado e, muito menos “estrangeiros” como erroneamente tanto o ex governador quanto o atual tem insistido! Sem um “pulícia véio” não tem solução para a segurança do Paraná!