“Queremos que os rios sejam parte da solução dos problemas da cidade. Queremos viver em harmonia com as nossas águas”. A declaração é do prefeito Chico Brasileiro, no encerramento das apresentações do projeto socioambiental Reinventando Foz, com moradores da região do Porto Meira.
A iniciativa definiu três rios de Foz do Iguaçu – Arroio Ouro Verde, Monjolo e Boicy -, que irão passar por um processo de revitalização com intervenções das nascentes a sua foz, no rio Paraná. “Nossa intenção é dar qualidade de vida através dos rios, não apenas combatendo alagamentos”, afirmou Brasileiro.
Na audiência, na Escola Municipal Adele Zanotto Scalco, o prefeito ressaltou que todos querem “resolver os problemas imediato”, daí a intenção de buscar soluções definitivas.
O Reinventando Foz prevê equipamentos esportivos, implementação de programas de educação ambiental e incentivo ao ecoturismo. A intenção é reduzir a emissão de poluentes e eliminar as enchentes, com a criação de bacias de retenção.
O programa será executado com recursos da Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD), sendo US$ 33.200 da AFD e US$ 8.300 da prefeitura.
“Temos o recurso aprovado e agora estamos nesta fase de audiência pública. Depois a licitação e 2020 vamos executar o projeto”, adiantou o prefeito. O recurso será pago pelo município em 20 anos.