Praia de Santa Helena banhada pelas águas do Lago de Itaipu
O Paraná tem mais de mil quilômetros de cursos d’água contínuos nas divisas com São Paulo, Mato Grosso do Sul e Paraguai, formados pelos imponentes rios Paranapanema e Paraná.
De uma ponta a outra, estes rios desenham os contornos do Estado somando incontáveis praias de água doce em margens aumentadas pelos imensos lagos das usinas Chavantes, Capivara, Taquaruçu, Rosana e Itaipu.
Lago Itaipu: Tudo pronto para o verão 2019/2020
Dez cidades na Costa Oeste com praia, natureza e cultura
A equipe do Bem Paraná elencou exemplos de praias de água doce, com destaque a de Santa Helena, no Extremo-Oeste do Estado. “O turista que visita irá se encantar com a fauna, flora, além da riqueza cultural e histórica da cidade”, observa o portal.
Banhada pelas águas do Lago de Itaipu, ela está localizada no centro da Costa Oeste do Paraná, e é uma das representates do farto turismo de lazer que os municípios lindeiros do lago ofertam. No seu balneário acontecem festas como o revéillon, lançamento do Carnaval, além das festas locais.
Panorama
Numa comparação simplista, a extensão destas praias de água doce é dez vezes a do Litoral do Paraná, que tem 98 quilômetros, uma das menores entre os estados com a cara para o mar, maior apenas que o Piauí, que tem 66 km.
Até por isso, o potencial destas áreas distantes do Oceano Atlântico são do seu próprio tamanho. Além do que, além de banhos refrescantes, os locais possuem atrativos a mais, como passeios de lancha e escuna, pescaria farta, acompanhado pela beleza natural destas regiões.
AQUI para ler a íntegra do artigo
Fotos: prefeitura de Santa helena