O prefeito Chico Brasileiro encerrou a última edição do ano do Programa Foz ComUnidade com uma grande adesão dos moradores do Porto Meira, na região Sul de Foz do Iguaçu. A ação da Prefeitura aconteceu no sábado (30), em frente ao Colégio Estadual Três Fronteiras.
Na despedida da atividade em 2019, Chico Brasileiro homenageou os catadores e catadoras do programa Coleta Seletiva e enalteceu a importância do trabalho dessas equipes. “Se não fosse o envolvimento dessas pessoas, esse programa não seguiria em frente e não seria o que é hoje”.
“Com esta etapa, chegamos a quase 90% das residências urbanas do município e até o final de 2019, a meta é chegar a 100%”, completou o prefeito, ao lançar a sétima etapa do Coleta Seletiva, que compreende os bairros Yolanda, Bourbon, Três Fronteiras, Porto Meira e Carimã.
O ato contou ainda com presença das secretárias Ângela Meira (Meio Ambiente) e Rosa Maria Jerônymo (Direitos Humanos), alem de diversos secretários e diretores.
A movimentação no local do encontro começou logo nas primeiras horas da manhã, especialmente nos estandes da Secretaria de Assistência Social, para atualização do Cadastro Único ou agendamento para emissão de RG; no Fozhabita, para novas inscrições habitacionais; na Educação, para vagas em CMEIS, além dos serviços de corte de cabelo, pintura de unhas e designer de sobrancelhas. As crianças também ganharam espaço especial, com pula-pula, balanço, bambolês e pernas de pau. Os serviços foram ofertados das 8h às 14 horas.
A dona de casa Sônia Pereira foi até o Foz Comunidade atualizar o Cadastro Único e fazer a inscrição para concorrer a uma casa pelo Fozhabita. “Hoje eu moro nos fundos da casa da minha mãe com meus três filhos. Meu sonho é ter o meu cantinho. Essa ação é muito boa, porque ajuda bastante a gente”, afirmou.
Jonas Freitas dos Santos também parabenizou o governo municipal pela organização do evento. “Durante a semana eu trabalho e não consigo ter acesso a esses serviços. Por isso pra gente é muito bom”, comemorou o morador, que deixou protocoladas sugestões de melhorias para o bairro.
Papai Noel
Logo após o lançamento da coleta seletiva, as crianças tiveram uma grande surpresa com a chegada do Papai Noel. De férias por Foz do Iguaçu, o bom velhinho chegou ao Foz ComUnidade em um triciclo e distribuiu balas e pirulitos aos pequenos.
Ele também conversou com a população e convidou os moradores a participar da abertura do Natal de Foz, no dia 11 de dezembro, na Praça da Paz.
Realização
O Foz comUnidade é um evento idealizado e organizado pela Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Relações com a Comunidade com o objetivo de aproximar a gestão municipal da população.
“Com essa edição, chegamos a dez eventos nos últimos dois anos com a certeza de que estamos cumprindo a nossa missão. Através da participação dos moradores, apresentando suas necessidades, é que a gestão se torna realmente democrática”, afirmou a secretária de Direitos Humanos, Rosa Maria Jerônymo.