Governador Ratinho Junior, Hussein Bakri e Sandro Alex em vistoria pouco antes de abrir para o trânsito o novo viaduto de Foz do Iguaçu
O governador Carlos Massa Ratinho Junior (PSD) visitou, no início da tarde desta sexta-feira (6), as obras do Viaduto Lyrio Bertoli no entroncamento da BR-277 com a Avenida Costa e Silva, no acesso principal de Foz do Iguaçu.
Acompanhado do líder do Governo, deputado Houssein Bakri e do secretário estadual de Infraestrutura e Logística, ele entregou a estrutura para o trânsito de veículos que começou pouco depois das 16h30, anotou Ronildo Pimentel no GDia.
O novo viaduto de Foz do Iguaçu, uma cobrança de mais de 20 anos dos moradores da região, começou a ser construído em outubro do ano passado. O investimento previsto inicialmente, de R$ 15,8 milhões, teve um aditivo devido obras extras, e chegou a R$ 18,3 milhões, com investimento integral do Governo do Estado. O projeto estrutural foi doado pelo Fundo Iguaçu.
“Estamos vistoriando e já fazendo a entrega deste viaduto de acesso à cidade”, disse Ratinho Junior, em vídeo distribuído nas redes sociais. “Esta obra começou em janeiro, no nosso governo, e nós estamos liberando 120 dias antes do cronograma normal”, ressaltou o governador. De acordo com o edital, a previsão para conclusão da estrutura é abril de 2020.
“Era para o ano que vem e nós estamos entregando agora para a cidade de Foz do Iguaçu”, reforçou Ratinho Junior. “Investimento fantástico”, ressaltou. O governador aproveitou a gravação para destacar a participação e o envolvimento de todos para a conclusão da obra.
“Quero aqui parabenizar o apoio de todos, do prefeito Chico Brasileiro, dos nossos deputados federais Giacobo e Vermelho”, listou Ratinho Junior. Que completou: “Enfim, toda esta equipe que fez desta obra um sonho realizado para a cidade de Foz do Iguaçu”.
Obra aguardada
O secretário de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex, lembrou no vídeo que a obra era “há décadas” aguarda pela população. “Quero cumprimentar a nossa equipe do DER por entregar antes do prazo e com bom uso do dinheiro público. Uma obra fantástica aqui na nossa cidade de Foz do Iguaçu”, completou.
A cerimônia de inauguração do Viaduto Lyrio Bertoli estava programada para esta sexta, no entanto, precisou ser adiada para o dia 16 devido as dificuldades de agendas do governador e do prefeito Chico Brasileiro. A abertura para o trânsito é resultado da articulação política do líder do governo Hussein Bakri, em função da “importância da mesma para a cidade”, disse.
Chico Brasileiro lembra que o novo viaduto era aguardado há mais de 20 anos. “Temos uma obra magnífica e entregue antes do prazo, que vai trazer desenvolvimento para a região”, comemorou. Participaram da vistoria o diretor do Departamento de Estradas de Rodagens do Paraná (DER-PR), Fernando Furiati Saboia e o secretário de Planejamento e Projetos Estruturantes, Valdemar Bernardo Jorge.
Monitoramento
Nos próximos dias, até ocorrer uma adaptação, tanto a Polícia Rodoviária Federal (PRF), como o Instituto de Transporte e Trânsito (Foztrans) com apoio da Guarda Municipal irão promover operações de controle de velocidade e ações de conscientização dos usuários da via. A União é responsável pela BR-277 e o município das vias marginais do trecho.
O Viaduto Lyrio Bertoli foi projetado para eliminar o gargalo no trânsito em direção as fronteiras do Brasil com Paraguai e Argentina e centro de Foz do Iguaçu. A estrutura vai aumentar a capacidade do fluxo local em cinco vezes. A projeção é atender a demanda de tráfego nos próximos 30 anos.