Uma equipe de vários setores da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) campus Foz do Iguaçu iniciou nessa semana mais uma edição do projeto Unioeste vai à Escola. São coordenadores e docentes de curso, assessoria pedagógica e estudantil, estudantes e comissão do vestibular que saem do campus e vão para os colégios estaduais de ensino médio para apresentar a universidade, os cursos e as formas de ingresso para os estudantes.
Criado em 2023, o projeto de extensão institucional Unioeste vai à Escola tem o objetivo de dialogar com os alunos e mostrar aos jovens que pensam no vestibular que a Unioeste é uma alternativa pública (e por isso gratuita), reconhecida com nota máxima (5) pelo MEC, e por isso uma excelente opção de ensino superior na região.
Nesse ano, serão visitadas 30 unidades da rede estadual durante o mês de agosto. Dentre as já visitadas estão a Gustavo Dobrandino da Silva, Juscelino Kubitschek, Almirante Tamandaré e Monsenhor Guilherme.
No Colégio Estadual Monsenhor Guilherme, na região central de Foz do Iguaçu, a equipe foi recepcionada pela direção e professores, que facilitaram a conversa com os estudantes. “É um projeto que tem o objetivo de divulgar os cursos da Universidade, as formas de inscrições ingressos, buscando atrair novos alunos para a instituição”, explica Berenice Borssoi Juraszek, Assessora Pedagógica e coordenadora do projeto Cursinho Pré-vestibular da Unioeste Foz.
Durante a conversa, além da equipe técnica e pedagógica, os estudantes puderam ouvir o relato de universitários de diversos cursos, contando um pouco das disciplinas e aprendizados.
O estudante Ricardo Rosário Martins, do 3º ano do Ensino Médio, saiu da palestra mais decidido “Fiquei interessado pelo curso de Enfermagem e como estou buscando uma graduação, a apresentação ajudou bastante a clarear minhas ideias e pensar sobre qual carreira seguir”, comentou o estudante
Já Nujad Halank, que assim como o colega está finalizando o ensino médio, disse que a equipe da universidade esclareceu muitas dúvidas dela. “A palestra me mostrou alguns caminhos, pois admito que estava um pouco perdida nessa escolha. Chamaram minha atenção os cursos de Hotelaria e Direito e agora entendi como fazer a inscrição para o vestibular e ingressar na Unioeste”, disse.
O professor de Matemática Vagner da Silva Costa é egresso da Unioeste e conta ter muito carinho pela instituição onde concluiu a licenciatura. “A faculdade foi um divisor de águas na minha vida e passar essa experiência para os meus alunos, incentivando que façam vestibular para a Unioeste, foi muito bom. Quero ver alunos daqui a alguns anos possam fazer esse relato de como a universidade foi boa para eles”, conta.
Confira notícias de Foz do Iguaçu no Facebook do Diário de Foz e no Instagram do Diário de Foz