Projeto ‘Unioeste vai à Escola’ estará em 30 colégios estaduais de Foz do Iguaçu

O projeto tem o objetivo de dialogar com os alunos e mostrar que a Unioeste é uma alternativa pública

9202bbeb 092c 4378 88ed 3cf34e49d3d5

Uma equipe de vários setores da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) campus Foz do Iguaçu iniciou nessa semana mais uma edição do projeto Unioeste vai à Escola. São coordenadores e docentes de curso, assessoria pedagógica e estudantil, estudantes e comissão do vestibular que saem do campus e vão para os colégios estaduais de ensino médio para apresentar a universidade, os cursos e as formas de ingresso para os estudantes.

Criado em 2023, o projeto de extensão institucional Unioeste vai à Escola tem o objetivo de dialogar com os alunos e mostrar aos jovens que pensam no vestibular que a Unioeste é uma alternativa pública (e por isso gratuita), reconhecida com nota máxima (5) pelo MEC, e por isso uma excelente opção de ensino superior na região.

Nesse ano, serão visitadas 30 unidades da rede estadual durante o mês de agosto. Dentre as já visitadas estão a Gustavo Dobrandino da Silva, Juscelino Kubitschek, Almirante Tamandaré e Monsenhor Guilherme.

No Colégio Estadual Monsenhor Guilherme, na região central de Foz do Iguaçu, a equipe foi recepcionada pela direção e professores, que facilitaram a conversa com os estudantes. “É um projeto que tem o objetivo de divulgar os cursos da Universidade, as formas de inscrições ingressos, buscando atrair novos alunos para a instituição”, explica Berenice Borssoi Juraszek, Assessora Pedagógica e coordenadora do projeto Cursinho Pré-vestibular da Unioeste Foz.

Durante a conversa, além da equipe técnica e pedagógica, os estudantes puderam ouvir o relato de universitários de diversos cursos, contando um pouco das disciplinas e aprendizados.

O estudante Ricardo Rosário Martins, do 3º ano do Ensino Médio, saiu da palestra mais decidido “Fiquei interessado pelo curso de Enfermagem e como estou buscando uma graduação, a apresentação ajudou bastante a clarear minhas ideias e pensar sobre qual carreira seguir”, comentou o estudante

Já Nujad Halank, que assim como o colega está finalizando o ensino médio, disse que a equipe da universidade esclareceu muitas dúvidas dela. “A palestra me mostrou alguns caminhos, pois admito que estava um pouco perdida nessa escolha. Chamaram minha atenção os cursos de Hotelaria e Direito e agora entendi como fazer a inscrição para o vestibular e ingressar na Unioeste”, disse.

O professor de Matemática Vagner da Silva Costa é egresso da Unioeste e conta ter muito carinho pela instituição onde concluiu a licenciatura. “A faculdade foi um divisor de águas na minha vida e passar essa experiência para os meus alunos, incentivando que façam vestibular para a Unioeste, foi muito bom. Quero ver alunos daqui a alguns anos possam fazer esse relato de como a universidade foi boa para eles”, conta.


Confira notícias de Foz do Iguaçu no Facebook do Diário de Foz e no Instagram do Diário de Foz