Abrabar e entidades lançam movimento em favor da Economia Verde no Paraná

WhatsApp
Facebook

Abrabar e Abralatas vão divulgar a iniciativa a partir de Ponta Grossa, destaque na produção nacional de latas de alumínio

A implantação de um modelo econômico que concilia desenvolvimento e meio ambiente, passa pela articulação entre governos, sociedade civil e empresas. Com base neste conceito e na atual discussão em torno das reformas estruturais indispensáveis para o Brasil, em especial a tributária, entidades do Paraná acabam de lançar um movimento que defende a Economia Verde.

A iniciativa é encabeçada pela Associação Brasileira de Bares e Casas Noturnas (Abrabar) e a Associação Brasileira dos Fabricantes de Latas de Alumínio (Abralatas).

No Brasil, a tributação diferenciada, de acordo com o impacto ambiental, já está prevista no artigo 170 da Constituição Federal, que estabelece: “a ordem econômica tem como objetivo assegurar a todos uma existência digna, observada a defesa do meio ambiente, inclusive mediante tratamento diferenciado conforme o impacto ambiental dos produtos e serviços e de seus processos de elaboração e prestação”.

O movimento em favor da Economia Verde já tem uma estrutura nacional. Surgiu em 2018, no Congresso Nacional, com a formação da Frente Parlamentar da Economia Verde, composto por congressistas e entidades que defendem um sistema tributário que considere o impacto ambiental de produtos e serviços, e estimulam iniciativas em defesa do meio ambiente nas esferas municipais, estaduais e federal.

Agenda
Em visita ao prefeito de Ponta Grossa, Marcelo Rangel, as entidades apresentaram o plano de divulgação que ocorrerá ao longo de 2020 no Paraná.

Para Fabio Aguayo, presidente da Abrabar, o importante é simbolicamente anunciar a iniciativa em Ponta Grossa, que se tornou um dos maiores polos industriais do Brasil. A cidade produz anualmente 2 bilhões de latas, o que a torna uma referência nacional.

“Ponta Grossa uniu o apoio a produção industrial, fomento do comércio e turismo, sempre com a devida consciência ao tema ambiental”, disse. Na avaliação dele, é importante um maior engajamento da população paranaense. “Convidamos outras entidades a somarem forças no tema da economia verde”, ressaltou.

Aguayo destacou ainda que, ponta Grossa tem as ações da Prefeitura que ganharam reconhecimento em premiações nacionais. “Importante estimular nossos clientes nas boas iniciativas para ajudar na qualidade de vida no município”, completou.

Na foto acima, o Procurador-Geral do Município, João Paulo Deschk, Fábio Aguayo (Abrabar), o prefeito Marcelo Rangel e o presidente da Abralatas, Catilo Cândido e a diretora de Qualificação Profissional de Ponta Grossa, Kelyn Kris Gonçalves

Foto: Divulgação

Mais notícias

.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *