Presidente Lula participa da entrega de nova ponte entre Brasil e Paraguai em Foz do Iguaçu

O evento ocorre nesta sexta-feira (19/12), a partir das 15h. O obra é considerada um empreendimento estratégico para a logística regional e o fortalecimento das relações no MERCOSUL

ponte da integracao 45
(Foto: Itaipu Binacional)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participa da cerimônia de abertura da nova ponte entre Brasil e Paraguai sobre o Rio Paraná, nesta sexta-feira, 19 de dezembro, em Foz do Iguaçu (PR). Obra com recursos do Novo PAC, a Ponte Internacional da Integração Brasil–Paraguai terá o tráfego liberado de forma gradual. Nesta primeira fase, para caminhões sem carga nos dois sentidos. 

No lado brasileiro, serão abertos também a nova aduana e os acessos, concluídos e liberados pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e pela Polícia Rodoviária Federal (PRF).

O ministro Renan Filho (Transportes) e o diretor-geral brasileiro da Itaipu Binacional, Enio Verri, além de outras autoridades, também participam do evento.

Com 760 metros de extensão total, a nova ponte foi financiada pela Itaipu Binacional, em arranjo institucional que envolveu o governo brasileiro, o DNIT e o governo do Paraná.

Leia também

HISTÓRICO

As tratativas diplomáticas para a construção dessa segunda ponte entre os dois países tiveram início há 33 anos. Localizada entre os municípios de Foz do Iguaçu (Brasil) e Presidente Franco (Paraguai), a obra é considerada um empreendimento estratégico para a logística regional e o fortalecimento das relações no MERCOSUL. Os investimentos dos dois países somam R$ 1,9 bilhão.

FLUXO

Cerca de 400 caminhões sem carga passam diariamente pela Ponte da Amizade, única conexão viária até então existente entre Brasil e Paraguai na Tríplice Fronteira e que foi inaugurada há 60 anos. Com a liberação da nova ponte, o fluxo da Ponte da Amizade passa a ser distribuído gradualmente. A nova ponte integra um conjunto de intervenções que inclui a Perimetral Leste, responsável por conectar a nova travessia às aduanas brasileiras e à BR-277, reorganizando o fluxo de cargas na região da Tríplice Fronteira. 


Confira notícias de Foz do Iguaçu no Facebook do Diário de Foz e no Instagram do Diário de Foz