O Governo do Paraná vai implantar, a partir do 10 de fevereiro, a Educação em Tempo Integral (ETI) em colégios da rede pública nas diferentes regiões do Estado.
Em Foz do Iguaçu, o programa será implantado nos colégios estaduais Monsenhor Guilherme na região central e Pioneiros, no Parque Residencial Italia.
O início diferenciado das aulas nas escolas com ETI (nas demais ocorre dia 5 de fevereiro) vai permitir a capacitação das equipes de ensino.
De 3 a 7 de fevereiro eles passarão por formação específica relativa aos novos modelos de gestão e também pedagógico.
Cronograma
A Agência Estadual de Notícias informa que os dias 15 de maio e 20 e 21 de julho, serão reservados ao Estudo e Planejamento no Calendário Escolar 2020 regular, com dias letivos normais aos alunos e equipes das escolas com ETI.
Nestas unidades esse trabalho está concentrado em fevereiro. Durante o ano, os profissionais desses colégios terão diversas formações para adaptação do novo modelo às suas realidades.
O calendário prevê oficinas relacionadas ao componente curricular Projeto de Vida, ações voltadas para o protagonismo juvenil e orientações relativas à gestão escolar.
Prática
As escolas em tempo integral funcionarão em turno único. São nove aulas por dia, com uma hora de almoço e dois intervalos de 15 minutos, totalizando nove horas diárias de atividades e 45 horas semanais.
O protagonismo juvenil e o Projeto de Vida dos estudantes compõem o eixo central do modelo pedagógico das escolas de ETI.
A intenção é orientar o adolescente para descobrir aonde ele quer chegar e, assim, ajudá-lo nessa jornada.
Colégios que serão ETI em 2020
Núcleo Regional de Educação de Assis Chateaubriand – Colégio Estadual Humberto de Alencar Castelo Branco, em Jesuítas e Colégio Estadual Padre Anchieta, em Assis Chateaubriand
Núcleo Regional de Educação de Campo Mourão – Colégio Estadual Machado de Assis de Barbosa Ferraz, em Barbosa Ferraz
Núcleo Regional de Educação de Curitiba – Colégio Estadual João Bettega, em Curitiba
Núcleo Regional de Educação de Foz do Iguaçu – Colégio Estadual Monsenhor Guilherme, em Foz do Iguaçu e Colégio Estadual Pioneiros, em Foz do Iguaçu
Núcleo Regional de Educação de Laranjeiras do Sul – Colégio Estadual José Marcondes Sobrinho, em Laranjeiras do Sul; Colégio Estadual Professora Elenir Linke, em Cantagalo e Colégio Estadual José de Anchieta, em Quedas do Iguaçu
Núcleo Regional de Educação de Loanda – Colégio Estadual Constantino Marochi, em Santa Cruz do Monte Castelo
Núcleo Regional de Educação de Londrina – Colégio Estadual Dário Vellozo, em Londrina
Núcleo Regional de Educação de Pato Branco – Colégio Estadual Professora Hercília França do Nascimento, em Mangueirinha
Núcleo Regional de Educação de Umuarama – Colégio Estadual Professora Hilda Trautwein Kamal, em Umuarama e Colégio Estadual Malba Tahan, em Altônia
Núcleo Regional de Educação de Pitanga – Colégio Estadual Professora Júlia H. de Souza, em Pitanga