De acordo com a sequência de boletins da Vigilância Epidemiológica, na terça-feira (12) foi confirmado um caso, após dois dias sem novas incidências. Na quarta-feira (13) a cidade contabilizou mais cinco infectados.
Nesta quinta-feira (14), foram somados mais três casos, elevando para 76 o número de infectados. Deste total, 56 já estão recuperadas, anotou Ronildo Pimentel no GDia.
A maioria dos novos infectados, informa a Vigilância Epidemiológica, foi por transmissão comunitária, quando a pessoa não tem histórico de viagem recente. De acordo com o último boletim, os novos infectados em Foz do Iguaçu são uma mulher, de 26 anos e dois homens, de 27 e 50 anos.
A mulher de 26 anos teve contato com um caso confirmado e apresentou sintomas gripais leves. Ela permanece em isolamento domiciliar e o caso é classificado como transmissão local, informa a Comunicação Social da Prefeitura Municipal.
O homem de 27 anos viajou para São Paulo e retornou para Foz do Iguaçu com sintomas gripais. Ele procurou atendimento na Triagem COVID do Hospital Municipal e está em isolamento domiciliar. Este caso foi classificado como transmissão importada.
Comunitária
O homem de 50 anos, sem histórico de deslocamento ou contato com caso confirmado da doença, procurou atendimento na Triagem Covid do Hospital Municipal Padre Germano Lauck após apresentar sintomas gripais leves e está em isolamento domiciliar. Este caso foi classificado como transmissão comunitária.
A Vigilância Epidemiológica informa que monitora e rastreia todos os casos e também contatos próximos dos pacientes confirmados, a fim de evitar a disseminação da doença. Dos 76 casos confirmados, 56 já estão recuperados, 15 estão em isolamento domiciliar e três pessoas estão internadas. O município também contabiliza dois óbitos.
Testagem ampliada
A Secretaria de Saúde e a Fundação Municipal de Saúde iniciaram ontem (14), a segunda etapa da testagem ampliada, feita para monitorar a proliferação do coronavírus em Foz do Iguaçu. Serão testados aleatoriamente mil moradores de diferentes regiões da cidade.
A coleta de sangue deve ser finalizada nesta sexta-feira (15). Com os resultados, será possível projetar qual a porcentagem da população local já teve contato com a Covid-19. Nessa etapa, a aplicação dos testes foi aprimorada.
Ronildo Pimentel
GDia