Neste sábado, 13 de junho, o Paraguai completa um mês sem relatar morte por covid-19. Até o momento, na pandemia, o país registrou 11 mortes, o número mais baixo da região.
Com o relatório atualizado deste sábado, o Paraguai confirmou mais um dia sem mortes por covid-19 e recuperação de mais pacientes. Dos 1.261 casos confirmados até o momento, 647 se recuperaram, 14 novos no último dia.
Em 13 de maio, a 11ª morte do novo coronavírus havia sido registrada e, desde então, essa estatística não aumentou. Em relação aos pacientes hospitalizados, o presente relatório indica que nove pacientes estão internados e dois deles estão em unidades de terapia intensiva.
No último dia, o sistema de saúde processou 1.476 amostras de testes covid-19, das quais sete foram positivas, uma do exterior e seis de contatos produzidos no país. Todos os casos positivos estão isolados para evitar o contágio.
Com esses números, o Paraguai está posicionado como o país com o menor número de mortes em todo o continente, atrás apenas do Suriname e da Guiana Francesa, que registram menos de 11 mortes.
O país está avançando nesta segunda-feira para uma nova fase, conhecida como “Quarentena Inteligente”, que permitirá a reativação de mais setores da economia.