OAB-Palmas emite nota de repúdio contra o possível encerramento do Ensino Médio no Sesi de Palmas-PR

SESI Palmas Foto Divulgação
Foto: Divulgação

A Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Palmas, no Sudoeste do Paraná, emitiu nota de repúdio contra a possibilidade de encerramento das atividades educacionais do Ensino Médio no Sesi do município.

Leia abaixo o manifesto assinado pelo presidente da Subseção, Eduardo Tobera Filho:

“NOTA DE REPÚDIO !!!!!!!!!

Em face do possível encerramento das Atividades Educacionais do Ensino Médio do SESI.

A ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL, SUBSEÇÃO DE PALMAS, ESTADO DO PARANÁ, através de seu Presidente Eduardo E. Tobera Filho, inscrito na OAB/PR n. 45.755, no uso de suas atribuições legais, vem a público repudiar veementemente a SUPOSTA decisão de encerramento das atividades educacionais do Ensino Médio do SESI Cidade de Palmas/PR.

Logo se o Governo, ou demais entidades, entendem que há dificuldades financeiras, a sociedade espera a necessária conversa e ajustes com os Diretores do Sesi para analisar de quais maneiras se pode reestabelecer ou repactuar diretrizes e metas orçamentárias, bem como clareza e transparência no trato com a coisa pública.

Não bastasse isso, é de conhecimento público e notório gastos públicos desnecessários e não essenciais, que poderiam ser redirecionados para a manutenção dos Ensinos Médios.

De igual modo, quando determina cortes sem especificar uma motivação ou critério claro, o governo também, supostamente, infringe a Lei de Processo Administrativo (Lei nº 9.784/99), que estabelece a obrigação de que todas as ações do Executivo sejam acompanhadas de justificativas e estudos técnicos, gerando ainda possibilidade de aferição pelos órgãos competentes como o TCU de práticas que ferem a Lei de Responsabilidade Fiscal, e nesse aspecto envolvendo crime de responsabilidade.

Nesse contexto literal, a Ordem dos Advogados do Brasil, Subseção de Palmas, esperam pelas melhores medidas das entidades públicas para a manutenção do Ensino Médio do SESI.

Palmas, 11 de Agosto de 2020.
Eduardo E. Tobera Filho
Presidente OAB Subseção de Palmas”

Nota de Repúdio OAB de Palmas
Nota de Repúdio OAB de Palmas 1

Confira notícias de Foz do Iguaçu no Facebook do Diário de Foz e no Instagram do Diário de Foz