O ex-prefeito de Campo Mourão e ex-deputado estadual, Nelson Tureck, de 69 anos, está internado em estado grave com Covid-19 no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo.
Tureck, que é do Podemos, deu entrada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) da Santa Casa local na noite de terça-feira (1º de setembro), onde foi entubado devido as dificuldades de respiração.
Com o agravamento do quadro clínico, a família o transferiu para o hospital paulista, que é referência em tratamento de saúde no Brasil e na América do Sul.
O ex-prefeito começou a carreira política como vereador de Luiziana, na região de Campo Mourão. Se elegeu prefeito em 1988, em 1994 se elegeu deputado estadual.
Em 1998 disputou a reeleição para a Assembleia Legislativa, ficando como suplente e assumindo a vaga em 2001. Em 2004, foi eleito novamente deputado.
Ganhou duas vezes para prefeito de Campo Mourão, em 2004 e 2008.
O presidente estadual Podemos, Cesar Silvestri Filho, emitiu nota sobre o quadro clínico do ex-prefeito.
O manifesto, assinado ainda pelos senadores Alvaro Dias, Flávio Arns e Oriovisto Guimarães, está na íntegra abaixo:
“Nosso amigo Nelson Tureck, ex-prefeito de Campo Mourão e presidente do diretório municipal do Podemos (Pode), foi transferido nesta quinta-feira para o Hospital Albert Einstein, em São Paulo.
Ele enfrenta um caso grave de Covid-19 mas, como grande lutador que é, temos fé que irá vencer mais essa batalha. Nos unimos à família e aos amigos em oração para que se recupere, volte ao nosso convívio brevemente e continue a contribuir com o desenvolvimento de Campo Mourão e do Paraná.”