O ministro da Saúde, Julio Mazzoleni, anunciou nesta sexta-feira (02) que recomendou o fim das fases de quarentena e a entrada em vigor, a partir da próxima segunda-feira (05), de um “modo de vida seguro”, que nada mais é do que “aprender para morar com Covid-19 ”.
“Todas as fases da quarentena, com maior ou menor intensidade, tiveram um impacto positivo; é claro que tem um custo muito alto”, dizze Mazzoleni, segundo o Última Hora.
“Acredito que quando se faz uma análise do ponto de vista da saúde, contextualizando a região e do ponto de vista econômico, o Paraguai está em uma posição privilegiada dentro de uma situação que não é boa para toda a humanidade ”, completou durante coletiva de imprensa.
Algum tempo antes, o Secretário de Estado já havia adiantado que a pasta da saúde vai propor ao Presidente da República, Mario Abdo Benítez, “deixar para trás o conceito das fases” da quarentena.
“O Covid continuará aqui por muito tempo; mesmo com perspectivas um tanto favoráveis para a possibilidade de vacinas. O realista é que temos que enfrentar 2021 ainda com certas dificuldades. É por isso que é importante que comecemos a nos adaptar a um modo de vida seguro. E isso desde que o façamos sem medo, mas com muito respeito. Nunca devemos negar ou subestimar (o vírus) porque já tivemos experiências desastrosas em todo o mundo, em geral, e também algumas experiências negativas aqui no país ”, disse.
Mazzoleni destacou que agora – mais do que nunca – os cidadãos devem assumir a mecânica do uso de máscaras, lavagem das mãos, distanciamento físico, entre outros, no dia a dia.
Continua lendo no Última Hora