O prefeito Chico Brasileiro (PSD) e o vice-prefeito, Delegado Francisco Sampaio, e os 15 vereadores eleitos e reeleitos para a próxima legislatura da Câmara Municipal serão diplomados nesta sexta-feira (18), no Fórum Eleitoral de Foz do Iguaçu. O ato, programado para iniciar às 14h, terá uma série de restrições para evitar aglomerações e possibilidade de propagação do novo Coronavírus (Covid-19).
A diplomação dos eleitos é o último ato previsto no calendário das Eleições 2020. O rito, que deve ser realizado obrigatoriamente até o dia 18 de dezembro, terá participação apenas dos políticos que se elegeram no último dia 15 de novembro. Não será permitida a presença de familiares, nem dos suplentes devido a pandemia, informa a Justiça Eleitoral.
A solenidade, com normas diferenciadas, está prevista na flexibilização instituída pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PR), na Portaria nº 598/2020, devido a pandemia. A medida possibilita ainda a emissão, pela internet, de diplomas dos candidatos eleitos e suplentes, no âmbito da Justiça Eleitoral do Paraná. O ato habilita o eleito a tomar posse no respectivo cargo, a partir de 1º de janeiro de 2021.
Além de Chico Brasileiro e o vice Francisco Sampaio, serão diplomados os vereadores reeleitos Rogério Quadros (PTB) e Anice Gazzaoui (PL) e os vereadores eleitos Ney Patrício, Kalito Stoeckl, Adnan El Sayed e Jacy Freitas (PSD), João Morales e Jairo Cardoso de Souza (Democratas), Protetora Carol Dedonatti e Alex Meyer (Progressistas), Edivaldo Alcântara de Oliveira (PTB), Yasmin Hachem (MDB), Valdir de Souza Maninho (PSC), Ananias Cassol (Podemos) e Admilson Galhardo (Republicanos).
Procedimento
De acordo com a Justiça Eleitoral, a imprensa poderá registrar o ato, desde que avisado com antecedência. O Fórum Eleitoral de Foz do Iguaçu está localizado na Avenida Costa e Silva, 1599, próximo a Rodoviária Internacional.
Os suplentes de vereadores poderão tirar o diploma depois de hoje no site do TRE-PR, indo no diretório “Eleições/Diploma”. Para que o eleito e os suplentes sejam diplomados, é necessário estar com as contas eleitorais em dia.
Por: GDia