A fiscalização promovida pelo Plantão Covid-19, sob a supervisão das Secretarias da Fazenda e Vigilância Sanitária, interditou 140 estabelecimentos e emitiu 118 autos de infração desde o início da pandemia do novo coronavírus em Foz do Iguaçu. O trabalho integra as medidas implantadas pelo município para evitar a propagação da doença que já infectou 23.817 e tirou a vida de 358 iguaçuenses.
Os órgãos da força-tarefa vão se reunir nesta sexta-feira (12), a partir das 8h30 na Secretaria da Fazenda, para definir detalhes dos trabalhos nos dias do Carnaval – de sábado, 13 a terça-feira,16. A fiscalização, que combate aglomerações, teve início em junho do ano passado e envolve servidores da Prefeitura, Guarda Municipal, Defesa Civil, Vigilância Sanitária e apoio da Polícia Militar.
Desde o início dos trabalhos, incluindo janeiro deste ano, foram realizadas 9.466 vistorias, após denúncias via o 199. Das ações foram promovidas 158 notificações (advertências) e 7.028 ações orientativas para adoção dos protocolos recomendados pelos órgãos de saúde.
No período, foram interditados 140 estabelecimentos (1,48% do total de vistorias) por reincidência ou não adoção das ações de isolamento e higiene. Os fiscais aplicaram, de junho de 2020 a janeiro de 2021, 118 multas contra proprietários de comércio ou de imóveis com a presença de pessoas acima do permitido. O índice representa 1,25% do total de vistorias promovidas.
A força-tarefa também verificou, no período, 2.042 denúncias improcedentes (21,57% do total), uma prática que prejudica a fiscalização, segundo o diretor Nilton Zambotto. De acordo com ele, são pessoas que ligam no 199 para denunciar casos de descumprimento das regras sanitárias, mas quando os servidores chegam, verificam que não há nada de errado.
Continue lendo em GDia