Aporte financeiro do Governo do Estado é fundamental ao funcionamento da unidade de saúde, diz Chico Brasileiro
O governador Ratinho Junior recebeu, na tarde desta quinta-feira (21), o prefeito Chico Brasileiro e garantiu a continuidade do aporte financeiro ao Hospital Municipal Padre Germano Lauck, de Foz do Iguaçu. O repasse de recursos à unidade de saúde, que acontecem desde o fim da intervenção estadual, em novembro de 2017, poderiam ser encerrados com a mudança de governo. No encontro, o prefeito tratou ainda temas relacionados ao turismo do Destino Iguaçu.
“Hoje tivemos uma importante reunião no Palácio Iguaçu com o governador Ratinho Junior, também com o secretário estadual de Saúde, Beto Preto e toda sua equipe”, disse Brasileiro. O encontro, segundo ele, foi no sentido de avaliar vários pontos importantes para Foz do Iguaçu e a manutenção dos repasses ao Hospital Municipal. Até o final do ano passado, o montante era de R$ 2,5 milhões ao mês. As informações são de Ronildo Pimentel, no Gazeta Diário.
“O Hospital Municipal Germano Lauck foi o tema central da audiência”, ressaltou o prefeito. “O Estado tem uma parceria com o município desde 2015, no sentido de contribuir para o funcionamento da unidade de saúde e que ela possa continuar atendendo não só a população de Foz do Iguaçu, mas de toda a região”, acrescentou.
“O governador mais uma vez reiterou compromisso de ajudar o Hospital Municipal”, reforçou Chico Brasileiro. Segundo ele, o município agora está em tratativas, com a Secretaria Estadual de Saúde, “para definir o formato desta ajuda do Governo do Estado, que é fundamental para o funcionamento do Hospital Municipal”.
Infraestrutura
Chico Brasileiro destacou ainda que no encontro foram abordados temas relacionados à infraestrutura para melhorar o atendimento aos turistas em Foz do Iguaçu. “Conversamos sobre a duplicação da BR-469. O governador reafirmou o compromisso de buscar trazer ela para a gestão do Estado do Paraná”, disse.
A Rodovia das Cataratas pertence ao governo federal. Com a estadualização do trecho de pouco mais de 11 quilômetros, o Estado estará autorizado a buscar os investimentos para fazer a duplicação. “O Ratinho Junior se colocou muito receptivo a esta ideia, que colocamos como pauta prioritária do seu governo para investir em Foz do Iguaçu”, disse o prefeito.
Aeroporto
Na reunião, também foi discutida a questão do Aeroporto de Foz do Iguaçu, cuja concessão está prevista para meados de março. “O governador, mesmo que a concessão seja feita pelo governo federal, se comprometeu a acompanhar este processo para que estejam inseridas melhorias como ampliação de pista…”.
“Ou seja, deixar o aeroporto compatível com o desenvolvimento do turismo de Foz do Iguaçu”, disse Chico Brasileiro. Além destes temas, o prefeito informou que pediu ao governador, apoio na atração de voos da Copa Airlines para o Destino Iguaçu, tendo em vista que o Governo irá baixar de 18% para 12%, o ICMS do querosene de aviação no Estado.
O prefeito lembrou que no último final de semana, o presidente do Panamá, Juan Carlos, visitou Foz do Iguaçu e garantiu que vai ajudar neste pleito. “O governo do Paraná também abriu a negociação com a companhia para trazer voos a Curitiba e nós pedimos para inserir Foz do Iguaçu nesta articulação”, disse Brasileiro.
“O governador também se comprometeu a nos ajudar nesta luta para criar esta conectividade Foz do Iguaçu-Panamá e vice-versa e trazer turistas americanos”, destacou Chico Brasileiro. Que completou: “Esta conexão será muito boa para o turismo não só de Foz do Iguaçu, mas de todo Paraná”. Além do secretário Beto Preto, a audiência contou com presença do diretor de Gabinete, Valdomiro Variza.