Eleição suplementar O município de Piên, na região metropolitana de Curitiba, terá eleição suplementar neste domingo (17). O pleito fora de época foi convocado devido aos falecimentos do prefeito e do vice-prefeito no primeiro biênio do mandato. De acordo com o TRE-PR, a eleição está prevista em resoluções e portarias do TSE.
Mira do TCE Os municípios do Paraná está no foco do Tribunal de Contas do Estado (TCE). Em março, a fiscalização começou em 96 cidades. As auditorias se concentram em três áreas prioritárias: atenção básica no SUS, gestão de resíduos sólidos urbanos e controles internos municipais.
Barraco na ONU Repercutiu na imprensa internacional ontem (15) o bate-boca do ex-deputado Jean Wyllys (Psol), com a embaixadora do Brasil, Maria Nazareth Farani Azevedo, em um evento promovido pela ONU em Genebra, na Suíça. A embaixadora deixou a sala para não ouvir uma resposta de Wyllys, que foi convidado para falar em um debate sobre o populismo no mundo.
Barraco II O ex-deputado comentou sobre uma suposta relação entre o crime organizado e o governo brasileiro, usando o assassinato da vereadora Marielle Franco como exemplo. Maria Nazareth não estava na sala no momento do discurso e não esteve em nenhum dos eventos organizados para tratar da situação no Brasil, anotou o jornalista Jamil Chade.
Barraco III “Bolsonaro não abandonou o Brasil, mesmo depois de ter levado uma tentativa real de tirar sua vida. Não é um criminoso e seu governo não é uma organização criminosa”, declarou a embaixadora. Ela, então, discutiu com o ex-deputado e saiu da sala.
MDB em Brasília Adianta a coluna ADI-PR que o MDB vai reunir a executiva do partido na próxima quarta-feira (20), em Brasília. Na pauta, que deve reunir ainda governadores, prefeitos e deputados do partido, as eleições municipais de 2020 e a relação com o governo do presidente Jair Bolsonaro.
Sem placa Bolsonaro anunciou, na quinta (14), que o governo estuda medidas legais para barrar a instalação da placa padrão Mercosul nos carros brasileiros. Em transmissão ao vivo no Facebook, afirmou não identificar benefícios à população com o novo modelo de identificação veicular.
Sem placa II “Vamos ver se a gente consegue anular essa placa do Mercosul. Não traz benefício para o Brasil essa placa. É um constrangimento. Uma despesa a mais para a população”, disse o presidente. As placas custam em média R$ 250 e uma das críticas nos estados é por não trazer a cidade de registro do carro.
Ronildo Pimentel
Editor