Temer lá! A prisão do ex-presidente Michel Temer, decretada pelo juiz federal Marcelo Bretas, no âmbito da Lava Jato, monopolizou ontem (21) o noticiário político e policial. De acordo com o Ministério Público Federal, Temer e seu amigo João Batista Lima Filha, o Coronel Lima, integram uma organização criminosa que há mais de 40 anos atua no desvio de dinheiro público. Junto com o ex-presidente, também acabou preso o ex-ministro Moreira Franco. Além de tentar obstruir a Justiça, todos foram acusados de tentativa de destruir provas.
Para todos Do Chile, onde cumpre agenda, o presidente Jair Bolsonaro falou sobre a prisão de Temer. “A Justiça nasceu para todos”, disse.
Ruído Já o vice-presidente Mourão, a prisão de Temer cria um “ruído” para aprovação de projetos de interesse do governo, entre eles a reforma da Previdência e o pacote anticrime de Sérgio Moro.
Ruído II Aliás, Moreira Franco é casado com a sogra de Rodrigo Maia, presidente da Câmara de Vereadores, com quem Moro vem se “bicando” nos últimos dias. A prisão do ex-ministro pode acirrar ainda mais os ânimus entre Maia e Moro.
Padilha lá? Após a prisão de Temer e Moreira Franco, as especulações recaem sobre uma possível prisão do também ex-ministro Eliseu Padilha. Até o fechamento da coluna, ele ainda não havia recebido a “visita” dos agentes da Polícia Federal.
Só o Jucá “Da cúpula do MDB, afora, falta pegar o ex-senador Romero Jucá”. De um analista da política baseado no Centro Cívico de Curitiba, destilando todo seu veneno sobre a prisão dos capos do MDB. A coluna inclui na lista, entre os faltantes, o senador Renan Calheiros e o ex-presidente José Sarney.
E a Marcela? Após a prisão, as redes sociais, o WhatsApp em especial, foram tomados por memes sobre o que fará a ex-primeira-dama Marcela Temer, que tem 34 anos, menos da metade da idade de Temer.
Contra o preconceito O governador Ratinho Junior sancionou ontem, a lei que institui o Dia Estadual da Luta contra a Discriminação Racial. “No Paraná, todos somos iguais. Independente da cor, raça, religião ou posição política social”, disse.
Água Nesta sexta, 22, é comemorado o Dia Mundial da Água, quando serão realizados vários atos destacando a data. Em Foz do Iguaçu, a empresa que o pera os passeios do Catamaram II, programou um mutirão de limpeza das águas e margens dos rios Iguaçu e Paraná. O ato começa às 9h no Cataratas Iate Clube.
Ronildo Pimentel
Editor