Uma forte massa de ar polar chegou ao Oeste do Paraná na tarde de ontem e derrubou bruscamente a temperatura. Em consequência do fenômeno, Foz do Iguaçu amanheceu com geada nesta terça-feira (29) e com os termômetros marcando menos de 2°C. A máxima hoje não deve passar dos 13°C, com sensação termina na casa dos 8°C.
“O ingresso de massas de ar frios e secos no território paranaense é uma ocorrência habitual após a passagem de frentes frias. As massas de ar ocasionam quedas acentuadas nas temperaturas num intervalo de 24 e 48 horas. Com o frio mais intenso associado a massas de ar de origem polar, a formação de geadas em boa parte do estado”, explica o Boletim Climático do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar)
O clima gelado deve persistir nos próximos dias, com previsão de geada novamente para esta quarta-feira (30). O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) chegou a emitir um alerta laranja, indicando frio extremo, com declínio maior do que 5°C na temperatura durante a madrugada. O aviso serve para que a população se proteja e providencie um abrigo adequado para os animais domésticos.
De acordo com o Simepar, não está prevista a ocorrência de chuva até o final de semana em Foz. A partir de sábado a temperatura já volta a subir, trazendo um ar mais ameno e agradável ao inverno, que começou no último dia 21.
“A madrugada será ainda muito gelada na quarta-feira, com tendência de termos valores negativos de temperatura e geada forte em muitos municípios do Paraná. Não deve chover. Condições semelhantes são esperadas para quinta e sexta-feira, mas aos poucos o frio vai diminuindo”, disse a meteorologista Lidia Luisa Mota.
Mesmo sem chuva, a umidade está alta, na casa dos 80%. Esse fator aumenta ainda mais o desconforto de quem não apreciava o frio e pode trazer risco a saúde. Quem precisa acordar cedo deve agasalhar-se bem e redobrar os cuidados com a covid-19 e resfriados em geral.
As informações são de GDia