Vacinação em Foz do Iguaçu já reflete na faixa etária das vítimas fatais da covid-19

WhatsApp
Facebook
Foto: Geraldo Bubniak/AEN

O avanço na vacinação já reflete na faixa etária das vítimas fatais do novo Coronavírus (covid-19) em Foz do Iguaçu. De acordo com monitoramento da Vigilância Epidemiológica, o número de mortes entre os integrantes dos primeiros grupos prioritários caiu aproximadamente 50% após a imunização. Município confirmou 77 novos casos da doença nesta segunda-feira.

Foz do Iguaçu confirmou, nas últimas 24 horas, quatro óbitos em consequência da covid-19. As vítimas são uma mulher de 53 anos e três homens de 67, 52 e 52 anos. No acumulado do mês, de acordo com dados compilados do boletim diário da Vigilância Epidemiológica, são 11 mortes – média de 2,2 por dia.

Desde o início da pandemia, Foz do Iguaçu contabiliza 1.040 mortes por complicações da doença e uma taxa de letalidade é de 2,54% dos infectados. O índice está acima da 9ª Regional de Saúde, de 2,23% e do Paraná, que é de 2,41%. No Brasil, a letalidade é de 2,79% e de 2,17% no mundo.

Nas últimas semanas, de acordo com o monitoramento dos boletins diários, a faixa etária das vítimas fatais vem reduzindo, à medida que avança a vacinação. De acordo com o enfermeiro Roberto Doldan, diretor da Vigilância Epidemiológica, a queda de óbitos é superior a 50% na população de 70 anos a 79 anos e acima de 80 anos, primeiros grupos prioritários a receberem a imunização.

“Agora, é lógico que mudou este cenário também. Como os idosos foram os primeiros a vacinar, estão morrendo menos e agora começa a aparecer a faixa etária mais jovem”, ressaltou. Na avaliação de Doldan, “importante destacar que precisamos de uma boa cobertura vacinal, acima de 70% para termos a imunidade de rebanho e reverter a pandemia”.

Leitos de UTI

Não é só queda dos óbitos que a vacinação já apresenta resultados em Foz do Iguaçu, de acordo com Doldan. Este fato também tem refletido numa ocupação decrescente dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e de Enfermaria dos hospitais Municipal Padre Germano Lauck e Ministro Costa Cavalcanti.

“Mas o Municipal, que atende 100% pelo SUS (Sistema Único de Saúde) ainda vai ficar um tempo lotado porque tinham muitos pacientes em outras alas que foram criados e agora estão sendo remanejados para a UTI”, informou o diretor da Vigilância Epidemiológica. “Mas é possível ver queda no Costa”, ressaltou.

De acordo com o Painel Coronavírus, os 70 leitos de UTI do Hospital Municipal estavam em utilização na tarde desta segunda-feira (05). No Costa Cavalcanti, das 55 camas especiais, 21 estavam em utilização ontem. Na somatória dos dois hospitais, o índice de ocupação das UTIs é de 73%.

A rede de atenção aos pacientes com covid-19 de Foz do Iguaçu disponibiliza ainda 89 leitos de Enfermaria. Destes, 44 estavam em utilização ontem (49% do total). O município tem ainda três crianças internadas na Pediatria.

Mais casos

A Vigilância Epidemiológica confirma ainda ontem, 77 casos de covid-19, totalizando 40.870 registros da doença no município desde o início da pandemia. Destes, 39.454 pessoas já estão recuperadas – 96,5%.

Dos 77 novos casos, 47 são mulheres e 30 homens, com idades entre seis e 89 anos. Entre eles, 68 encontram-se em isolamento domiciliar e 9 internados. Do total de casos ativos, 227 pessoas estão em isolamento domiciliar, com sinais e sintomas leves, e 149 estão internadas.

As informações são de GDia.

Mais notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *