Pela primeira vez em 2021, a Central de Leitos do Consamu não registrou fila de espera, sinal de que as campanhas de vacinação contra a covid-19 e as campanhas de incentivo ao distanciamento social e higienização corporal vêm começando a apresentar resultados positivos.
Os dados referem-se à Macrorregião Oeste e foram coletados neste fim de semana. A Macrorregião é composta pela 10ª Regional de Saúde (Cascavel), 20ª Regional de Saúde (Toledo), 9ª Regional de Saúde (Foz do Iguaçu), 8ª Regional de Saúde (Francisco Beltrão) e 7ª Regional de Saúde (Pato Branco), totalizando 94 municípios. “A fila de espera está zerada, embora os leitos de UTI estão com 90% a 100% de ocupação e os leitos de enfermaria estão com aproximadamente 50% de ocupação.
Isso significa que não podemos afrouxar os cuidados e devemos nos manter sempre vigilantes, usando máscaras faciais, evitando aglomerações e contato físico direto com outras pessoas e cientes de que a pandemia ainda está longe do fim”, destaca o doutor Fernando Chiavelli Sonomiya, diretor médico da Central de Regulação Macro-Oeste do Consamu.