A crise hídrica que ocorre em razão da seca é mais uma das preocupações que a sociedade deve ter nos próximos meses, avaliou o deputado Luiz Claudio Romanelli (PSB), que alerta que problemas no fornecimento de água vão afetar a geração de energia e impactar a economia brasileira.
“A crise hídrica vem se agravando desde o ano passado. Temos problemas graves e as previsões não são boas”, afirmou ele em entrevista para a rádio 104 FM, de Cornélio Procópio, nesta sexta-feira, 9. “Esta crise é mais um problema que teremos que administrar. O preço da energia já está subindo”, ponderou Romanelli.
Para o deputado, o mundo não está levando a sério as mudanças climáticas. “O homem está destruindo a natureza e o resultado é esse”, afirmou. Ele destaca que, enquanto o Brasil vive um período de seca, no Hemisfério Norte é o calor que causa danos. “No Canadá há uma forte onda de calor que já matou centenas de pessoas”.
A falta de preservação do ambiente, considera Romanelli, está levando a uma situação complexa. “As fontes de água estão desaparecendo. E a água potável é um bem finito. Não dá para desperdiçar. É necessário cuidar da natureza e deste bem tão essencial”, sustentou ele.