Chico Brasileiro anuncia mudanças na Secretaria de Saúde de Foz do Iguaçu

WhatsApp
Facebook

O prefeito Chico Brasileiro vai conversar com a imprensa nesta quarta-feira (17), a partir das 14h30 na sala de Exposições Antônio Cabral de Mendonça da Fundação Cultural de Foz do Iguaçu.

Durante o encontro, Chico Brasileiro vai anunciar mudanças na Secretaria Municipal de Saúde, devido ao pedido de afastamento da titular, Kátia Yumi Uchimura.

Para o lugar de Kátia Yumi, o prefeito irá anunciar, durante a coletiva de imprensa, o vice-prefeito Nilton Bobato.

Contexto
Kátia Yumi assumiu o cargo em abril de 2018, convidada por Chico Brasileiro devido ao conhecimento na área de gestão de saúde com especialização em Saúde Pública, Mestre e Doutora em Saúde Coletiva.

Professora universitária na Graduação e Pós-Graduação por 27 anos. Atuou como Consultora do Ministério da Saúde no Projeto QualiSUS-Rede em parceria com o Banco Mundial e também na Articulação de Redes de Atenção à Saúde para o Estado do Paraná.

Durante sua gestão significativas mudanças foram realizadas como:

– organização de processos e fluxos, integrando os serviços antes dispersos em uma rede assistencial;
– implantação do e-SUS e PEC (Prontuário eletrônico do cidadão) na atenção básica, atingindo a 33a colocação na produção informada no SISAB/MS entre os municípios brasileiros;
– ampliação da oferta de consultas especializadas e exames de diagnóstico;
– implantação de horário estendido na atenção básica;
– implantação de sistema de regulação para consultas e cirurgias eletivas;
– organização e integração da oferta de ações e serviços na perspectiva de Redes de Atenção à Saúde;
– implantação de linhas de cuidado prioritárias, com avanços e resultados na saúde da criança e da mulher, como a queda na taxa de mortalidade infantil para 9,45/1.000 N.V. e ampliação da cobertura vacinal.

O vice-prefeito Nilton Bobato, que assume no lugar de Kátia Yumi, acumula experiência na administração pública e conhecimento na área.

Bobato foi diretor de Gestão em Saúde entre 2005 e 2008, quando colaborou ativamente do processo de transformação da gestão pública de saúde em Foz do Iguaçu.

Mais notícias

.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *