O Teatro Municipal Otília Schimmelpfeng, mais conhecido como Teatro Barracão, completa 29 anos da inauguração neste domingo (26), prestes a ser tombado como Patrimônio Histórico de Foz do Iguaçu.
O templo da cultura da Terra das Cataratas abriu as portas em 1992, com uma programação durante todo o mês de setembro, lembra o ator e ativista cultural Roberto Vieira Virginio (Beto Virginio).
AQUI para ver fotos de apresentações
O teatro ganhou forma através do Projeto Barracão, um programa de incentivo à cultura do Governo do Estado.
O idealizador da obra foi Constantino Viaro, da Fundação Teatro Guaíra, que adotou o formato como uma opção de baixo custo e de caráter transitório, para suprir a falta de locais para apresentação de artes cênicas.
A ideia, lembra Beto Virginio, era incentivar os municípios a construir seus teatros.
Nestes últimos 29 anos, o Teatro Barracão abriu as portas para manifestações artísticas e culturais de todos os gêneros.
As atividades, interrompidas em março do ano passado devido a pandemia do coronavírus (covid-19), aos poucos voltam ao palco do Teatro Barracão.
Patrimônio Histórico
O imóvel do Teatro Baracão, localizado nos fundos da Praça da Bíblia na Avenida República Argentina (região do bairro Jardim São Paulo), está na fila para ser reconhecido como patrimônio cultural de Foz do iguaçu.
A estrutura foi construída no início da década de 1990, por iniciativa do Banestado, o extinto Banco do Estado do Paraná.
O Teatro Barracão foi um projeto padrão replicado em cidades como Maringá e Cascavel. Entre 2004 e 2009, a estrutura permaneceu fechada. Até o início da pandemia, abrigava diversas atividades culturais durante toda semana.
Fotos: Acervo Beto Virginio