A vereadora Yasmin Hachem (MDB) promoveu uma reunião nesta quarta-feira (30) com mães e pais de pessoas com Transtorno do Espectro Autista; integrantes da sociedade civil organizada, através da Associação Solidária às Pessoas Autistas (ASPAS); com a Secretária de Saúde, Rosa Jeronymo; Secretária de Educação Justina Bernardi; e com representantes do CER IV. O propósito foi debater a necessidade de medidas de acolhimento e tratamento de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
Na oportunidade, apontou-se a necessidade de um local específico para o tratamento dessas pessoas e a importância da capacitação de profissionais da educação, especialmente dos CMEIs, visto que se o transtorno for diagnosticado ainda nos primeiros anos de vida, na fase inicial do processo de formação da criança, o tratamento é mais eficiente.
Conforme destacou a vereadora Yasmin, neste primeiro contato é necessário também que profissionais da saúde, como psicólogos e médicos da atenção primária, sejam incluídos para o diagnóstico e acompanhamento desses pacientes. “Esse debate é necessário para que o Poder Público possa melhorar a qualidade de vida dessas pessoas com TEA, o diagnóstico e o tratamento de todas elas”, ressaltou a vereadora.
Com base nas conclusões da reunião, Yasmin juntamente com os representantes do Poder Executivo vão promover os estudos técnicos e articulações para atendimento das reivindicações apresentadas.