Caravana Requião reúne lideranças do Norte Pioneiro do Paraná

WhatsApp
Facebook

Evento nesta quinta-feira foi realizado em Jacarezinho

Cerca de 250 pessoas participaram na noite desta quinta-feira, 07 de outubro, no Conjunto Amadores de Teatro, em Jacarezinho, de mais um encontro da ‘Caravana Requião’. O evento suprapartidário foi o segundo da jornada de diálogos, que o ex-Governador e ex-Senador Roberto Requião está organizando pelo Paraná. O primeiro foi em Francisco Beltrão, no dia 23 de setembro, e o próximo já está previsto para sábado, dia 23 de outubro, em Ponta Grossa.

Estiveram em Jacarezinho lideranças e representantes de vários partidos, de 17 cidades da região: PT, PDT, MDB, DEM, PODEMOS, e PROS.

Para acompanhar Requião na mesa de honra do encontro, estiveram no Norte Pioneiro os Vereadores de Jacarezinho Serginho Marques, Edilson da Luz, Val e o Professor Nilton Stein; Do município de Andirá os Professores Wagner Calixto, Guilherme Ferrari e Valdíria; De Santa Mariana o ex prefeito Jorge Nunes, ex vice-prefeito Zé Luiz Amadeu, e o Luquini; Professora Eliana Cortez e o Vereador Pedro Cachoeira, de Ribeirao Claro; o Presidente da Câmara de Santana do Itararé, Anderson Izac; Márcio Kieller representando a CUT Paraná; Selma Ambrosio, presidente do PT de Jacarezinho; a Vereadora Carol Dartora, de Curitiba; e os deputados estaduais Arilson Chiorato, Professor Lemos e Requião Filho; e o deputado federal Enio Verri.

Presidente do PT Paraná, o deputado Arilson Chiorato deu início ao evento falando sobre a esperança que o nome ‘Requião’ representa para o futuro do Paraná.

“Temos aqui movimentos sociais, sindicais, representantes da saúde, da educação, e principalmente aqueles que querem ver o Paraná de volta nas mãos do povo paranaense. Um Governo de pulso firme, que já fez muito pelo Estado. Precisamos reunir todos aqueles que querem ver o Paraná voltar a brilhar. Sofremos com desemprego, impostos altos e nenhuma obra significante. Aliás, a maior obra do atual governo são 15 novas praças de pedágio. Queremos um Governo mais firme, de alguém que tenha experiência e as mãos limpas, como Roberto Requião”.

Discursos

O Deputado Estadual Professor Lemos destacou a atuação política de Requião:

“Sempre fez bonito representando o Paraná, tanto em seu Governo como no Senado. Nunca envergonhou nenhum brasileiro ou brasileira. Sou testemunha do avanço que nós tivemos na educação e nas políticas públicas do Paraná quando foi Governador, tinha acolhimento e respeito com as demandas dos servidores, e quem foi beneficiado com isso foi a população usuária dos serviços públicos. Tivemos avanços importantes na Educação, quando saímos de 25% para 30% dos recursos destinados para melhorar o nosso ensino público. Hoje temos sete universidades, graças ao trabalho realizado naquela época, que colocou o Paraná num patamar diferenciado na Educação do país. É um governo que a gente quer ter de volta, por isso a esperança vai vencer o ódio e as fake news, para ser feliz de novo”.

Para representar os vereadores do Norte Pioneiro, o Professor Nilton Stein, de Jacarezinho, falou sobre o momento difícil vivido pelos paranaenses na atualidade. Bem diferente do que foi no Governo Requião, que agora representa uma esperança para mudar os rumos do Paraná:

“Sou de Cascavel, moro há 12 anos em Jacarezinho e, desde 2011, nosso Norte Pioneiro foi esquecido pelo Governo do Estado. São poucas pessoas daqui que possuem algum tipo de privilégio ou atenção do poder público. Mas nós podemos recuperar todos os nossos direitos, de todos os cidadãos, mas para isso queremos Requião Governador novamente e Lula presidente”.

A Vereadora de Curitiba Carol Dartora também fez questão de participar do evento e destacou a importância de reunir forças neste momento para retomar as políticas públicas voltadas às classes mais oprimidas:

“O Brasil vive um momento histórico de extrema violência política, de empobrecimento da classe trabalhadora, de destruição dos serviços públicos, de fome e de miséria. Por isso, nesse momento é tão importante a luta por moradia, a luta das mulheres negras, da periferia, num cenário em que muitos sequer conseguem pagar para ter um teto. Estamos vivendo um momento de sofrimento pra toda classe trabalhadora. Por isso precisamos muito dessa retomada, de um projeto democrático, tanto para o Brasil quanto para o Estado. O Governo Ratinho Júnior, assim como Bolsonaro, vem destruindo todas as nossas conquistas históricas, e isso representa derrota para a classe trabalhadora, para os serviços públicos, para e educação. Na época do Lula e do Requião tinha diálogo e a gente sabe bem o que a gente viveu. Estamos juntos nessa caravana pra firmar essa aliança, essa retomada da esperança, da democracia”.

Mais notícias

.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *