A ordem dos Advogados do Brasil (OAB) elegerá nas próximas semanas a nova diretoria da seccional do Paraná e de 49 subseções em todo o Estado. Em Foz do Iguaçu duas chapas concorrerão ao pleito, que ocorrerá no dia 25 de novembro. Na última semana a Chapa Algo Novo apresentou suas ideais em entrevista ao GDia. Na tarde de ontem (3), foi a vez da Chapa XI de Agosto explanar suas propostas.
Com o slogan “XI de Agosto: experiência de ordem, comprometimento e inovação”, os advogados Marcelo Rodrigues de Almeida (candidato a presidente) e Georgia Gabriele Braz Domingos (candidata a vice-presidente) lançarão no sábado (6), às 12h30, a campanha oficial, com a presença dos candidatos à diretoria da OAB Paraná, Marilena Winter e Fernando Deneka.
“Nós buscamos a valorização profissional como carro chefe da nossa campanha e, também, a valorização das prerrogativas profissionais. Buscamos uma inovação e renovação. Nós pertencemos à atual diretoria e já renovamos o quadro do conselho em mais de 70%. Isso faz com que a OAB seja uma instituição que tenta sempre trazer o advogado para dentro da sua classe, para que nós possamos, assim, buscar cada vez mais melhorias para os profissionais”, destacou Almeida.
Um dos principais objetivos da chapa é trazer modernidade a OAB Foz, com mais inclusão e oportunidades tanto para os advogados já conceituados, quanto para os novos profissionais que ingressaram agora no mercado de trabalho e ainda não tem um espaço próprio para sua atuação.
“Nós buscamos trazer a jovem advocacia para dentro da nossa instituição através de um processo de renovação e inovação, com cursos jurídicos e eventos sociais. Buscamos também a melhoria daquilo que nós já temos conquistado. No período da pandemia nós inauguramos nossos escritórios compartilhados e salas de reuniões. Essas instalações ajudaram muito os advogados recém egressos, que podem utilizar esses espaços para seu exercício profissional. Queremos aprimorar ainda mais ideias como esta”, explicou o candidato a presidente.
A subseção da OAB local possui dois mil advogados, de Foz e Santa Terezinha de Itaipu, inscritos. Desse total, 54% são mulheres. Neste ano as eleições da ordem trazem uma ênfase na representatividade e paridade de gênero, dando um espaço ainda maior à classe feminina.
A candidata a vice-presidente, Georgia Domingos, destacou que a subseção já vem trabalhando esta frente há bastante tempo, sendo essa uma das pautas frequentes da Chapa XI de Agosto.
“Mesmo antes de ser obrigatório, nós já tínhamos esta representatividade e a questão da paridade de gênero dentro da nossa chapa. A composição atual da diretoria já tem 50% de homens e 50% de mulheres, e isso será mantido. Além dos cargos elegíveis, que são os conselheiros e diretores, nós temos também 33 comissões ativas, das quais 19 tem mulheres como presidentes. Inclusive, gostaríamos de destacar que a Chapa XI de Agosto é a primeira a lançar uma candidata mulher para a presidência da OAB no Paraná.
Mais sobre as eleições
Pela primeira vez na história da seccional da OAB Paraná, o voto será realizado de forma virtual, sem que a advocacia precise se deslocar para exercer seu direito. Também ineditamente, as chapas que pretendem concorrer à eleição deverão observar a paridade entre gêneros e a inclusão, previstas em Provimentos do Conselho Federal.
O pleito está programado para o dia 25 de novembro, das 8h e às 18h. Os advogados podem votar por aplicativo ou diretamente na página da OAB no estado. A participação nas eleições é obrigatória, mas só podem votar os inscritos na ordem que não possuam inadimplências. Quem não regularizar a sua situação com antecedência e deixar de votar será multado.
As informações são de GDia