O 5° Colégio da Polícia Militar (CPM) completou três anos de instalação em Foz do Iguaçu. A data foi marcada por uma cerimônia, que contou com a presença do diretor de Ensino e Pesquisa da PMPR, coronel Vanderley Rothenburg; e de várias outras autoridades militares e civis, além de familiares dos alunos.
Criado em 7 de novembro de 2018 pelo Decreto Estadual nº 11619, o CPM rapidamente se tornou referência na educação de adolescentes e jovens do 6° ao 9° ano do ensino fundamental e do 1° ao 3° ano do ensino médio. O regime militar começou a ser implantado no início de 2019 e evolui aos poucos para permitir a adaptação dos estudantes. Atualmente o colégio conta com 15 PMs e quase cem funcionários e professores, que atendem 907 estudantes.
A preocupação com segurança pública, direitos humanos e cidadania está presente no cotidiano escolar, assim como lições de civismo, cooperação e disciplina. “O respeito às regras, às pessoas e aos diferentes pensamentos fazem parte do nosso projeto pedagógico. A Polícia Militar sempre participou ativamente da história paranaense, crescendo junto com o Estado e adaptando-se à evolução da sociedade, logo, a implantação do Colégio da PM em Foz é um marco significativo para Polícia Militar e sociedade em geral”, pontuou o comandante do CPM, Major Marcos Aparecido de Souza.
A origem do Colégio da Polícia Militar de Foz decorre de uma expansão da filosofia de ensino que já vigorava no Colégio da Polícia Militar Coronel PM Felippe de Souza Miranda, com sede em Curitiba. A instituição, com origem nas décadas de 50 e 60, era inicialmente voltada a educação dos PMs, mas posteriormente passou a receber também os dependentes dos militares.
O sucesso dessa modalidade de ensino refletiu recentemente na criação de outros Colégios da Polícia Militar também nas cidades de Londrina, Maringá, Cornélio Procópio, Pato Branco e União da Vitória. “Com essa tradição, história e filosofia é que o 5º CPM em Foz iniciou os trabalhos, fazendo parte da comunidade iguaçuense, que é dedicada e participativa, dando ciência aos alunos de sua responsabilidade social, capazes de compreender o mundo que os cerca, capacitados para fazer a diferença e assumir a condução de seus próprios caminhos.
Homenagens
Durante a solenidade de aniversário, realizada no dia 29 de outubro, no pátio do CPM em Foz, os presentes foram homenageados pelos alunos com a banda de música da instituição, que executou várias canções.
Alguns convidados também foram agraciados com lembranças simbólicas e um coquetel no final do evento. Na oportunidade, o diretor de Ensino e Pesquisa da PMPR, coronel Vanderley Rothenburg, parabenizou o diretor do colégio pela dedicação, persistência e incentivo ao trabalho em conjunto, tendo em vista que a instituição uniu civis e militares.
“Trata-se de um grande trabalho em equipe, que o major Marcos, como Comandante do 5º CPM soube muito bem conduzir, com as características de um grande líder, de forma harmônica, como um maestro de grande orquestra, regeu com excelência sua equipe, preciosos talentos individuais que vêm trabalhando com dedicação e afinco para compor belíssimas sinfonias no campo da educação”, destacou Rothenburg.
As informações são de GDia