‘Voltou a roubalheira’ A frase,do deputado Luiz Claudio Romanelli comentando o retorno da cobrança da tarifa do pedágio rodoviário em Cambará, expressa bem a opinião da maioria dos paranaenses. A reativação da praça na BR 369 “é um escárnio e mais um insulto à população”. Isso, de acordo com ele, “no momento em que Lava Jato releva os esquemas de propinas entre agentes públicos e o pedágio e que até os acordos de leniência são questionados”.
Sem limite “O pedágio não tem limite e continua lesando o bolso do paranaense. As concessionárias, além não fazer as obras previstas no contratos, demonstram uma sanha avassaladora em prejudicar a economia do Estado”, completa Romanelli.
Impacto O preço do pedágio para carros na praça de Cambará será de R$ 21,9 e para caminhões com dois eixos de R$ 38,6.
Em queda A Secretaria de Saúde de Cascavel divulgou estatística de atendimento das UPAs nos últimos três anos, atualizado pelo Ministério da Saúde. O relatório mostra redução média mensal de até 50% no número de óbitos nas unidades de saúde.
Queda II Este ano, por exemplo, a UPA Brasília registrou 14 óbitos – média mensal 50% inferior ao ano anterior. No comparativo com o ano de 2017, a queda é de 38%. Na UPA Veneza, em 2019, os óbitos por mês caíram 27,2% em relação a 2018.
Queda III Curitiba teve menos mortes em acidentes de trânsito em 2018, na comparação com o ano anterior. A redução foi de 6,7%, de 166 mortes em 2018 para 178 em 2017. Entre as vítimas mais frequentes estão ocupantes de motocicletas (61 mortes), pedestres (49), ocupantes de automóvel (34), ciclistas (17) e ocupantes de caminhão (3) e de ônibus (2).
Capacitação … … política! Newton Isshi, presidente estadual do Patriota coordena hoje (1º), a partir das às10h na sede do partido em Curitiba, o primeiro seminário de capacitação política dos filiados. Os convidados palestrantes são Moisés Pessuti, Eduardo Janser e Celso Martins.
Em debate Adianta o Blog do Tupan que o secretário nacional de comunicação do PT, Carlos Henrique Árabe, participou ontem, em em Curitiba, de um debate com os filiados paranaenses dos rumos e a participação no Sétimo Congresso do PT.
Debate II Os petistas estão se organizando para disputar a eleição de 2020 em todas as cidades do Paraná. Em Curitiba, o partido tem dois pré-candidatos de peso: Mirian Gonçalves e Dr. Rosinha.
Ronildo Pimentel
Editor