Defesa Civil Nacional alerta para riscos de desastres no Sul do País

WhatsApp
Facebook
Foto: José Fernando Ogura/AEN

São esperados volumes expressivos de chuvas no centro-norte e nordeste do Rio Grande do Sul, sul do Paraná e sudeste de Santa Catarina

O Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) monitora, os riscos de desastres no Sul do País diante da previsão de chuvas intensas na região devido à formação de um ciclone extratropical.

Segundo dados do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), ao longo desta semana, são esperados volumes expressivos de chuva desde o centro-norte do Rio Grande do Sul até o sul do Paraná.

Veja também

No nordeste do Rio Grande do Sul e no sudeste de Santa Catarina, especialmente, o cenário é mais preocupante, tendo em vista a previsão de até 180 milímetros de chuva em 24 horas, podendo se manter até quarta-feira (4). A região serrana gaúcha, o litoral sul de Santa Catarina e a Grande Florianópolis também merecem atenção nos próximos dias por causa de possíveis deslizamentos de terra.

No cenário de riscos hidrológicos, destaca-se, também, o Rio Grande do Sul e o sul de Santa Catarina, com maior cuidado para pequenas bacias de resposta rápida e para a Bacia do Uruguai, que, embora esteja com os níveis normalizados na maior parte dos municípios, pode apresentar extravasamento.

Defesa Civil Nacional alerta para riscos de desastres no Sul do País

Diante dos riscos, a Defesa Civil Nacional, por meio do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad), já comunicou as defesas civis estaduais e seguirá monitorando as possibilidades de ocorrências graves.

Assessoria

Mais notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *