O presidente da Câmara, vereador Ney Patrício (PSD) recebeu na manhã desta terça-feira, 05 de julho, integrantes do Conselho Municipal de Saúde (Comus). Os membros do conselho pediram apoio do Legislativo para solucionar o tempo de espera da realização de cirurgias bariátricas no município.
O vice-presidente Khalid Omairi pontuou que “atualmente a fila para cirurgias bariátricas está em 381 pessoas, sendo que destas 80 estão prontas para a operação”.
Ainda segundo ele, “a fila não anda no município há três anos”. Outro aspecto levantado na reunião é de que quanto mais tempo essas pessoas aguardam a cirurgia, outros problemas decorrentes da situação de saúde acabam fazendo com que elas precisem de atendimento mais recorrente, vislumbrando então que a realização da cirurgia bariátrica é uma questão de saúde pública.
Entre outras reivindicações dos conselhos: aumento de vagas, credenciamento de Foz para realização das cirurgias e também a possibilidade de suplementar os recursos para realização das operações por meio de emenda impositiva da Câmara de Foz.
O presidente da Casa ouviu as demandas trazidas e deve aguardar o documento oficial que será enviado pelo Comus direcionado ao Legislativo. A partir daí será feita a interlocução com a Comissão permanente de saúde da Câmara para buscar providências sobre o assunto.