A 4a edição da Semana Integrada de Ensino, Pesquisa e Extensão (SIEPE) acontecerá de 18 a 21 de outubro, com programação totalmente no formato presencial. Retoma, inclusive, a realização da Mostra de Cursos, que promove uma ampla participação da comunidade no principal evento científico da instituição.
O tema deste ano será “Bicentenário da independência: 200 anos de ciência, tecnologia e inovação do Brasil” e o objetivo do evento é divulgar as atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão e provocar a reflexão sobre temas de diversas áreas, por intermédio dos trabalhos desenvolvidos pela comunidade acadêmica da UNILA.
O retorno ao formato presencial da Mostra de Cursos vem sendo muito aguardado, já que o evento deixou de ser realizado nos últimos dois anos em função da pandemia. Segundo o representante da Pró-Reitoria de Graduação, Hermes Schmitz, cada curso de graduação terá um estande para exposição que poderá ser visitado pela comunidade, em especial por estudantes de colégios da região.
Veja também
- Educação na fronteira deve considerar a diversidade cultural e linguística de alunos imigrantes
- Animação toma conta dos alunos no retorno às salas de aula em Foz
“Eles terão, assim, a oportunidade de conhecer a UNILA e a diversidade de cursos oferecidos, interagindo diretamente com professores e estudantes da instituição”, afirma. A Mostra de Cursos acontecerá no Ginásio da Unidade Jardim Universitário nos dias 18 e 19 de outubro e é aberto a toda a comunidade.
Integram também a programação do evento o Seminário de Atividades Formativas (SAFOR), com rodas de conversa com os bolsistas dos vários programas de ensino da UNILA, além de discutir estágios curriculares e sua importância na formação discente.
Na área de pesquisa, serão realizados o Encontro de Iniciação Científica e o Encontro em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (EICTI), que permitirão ter contato direto com o que foi desenvolvido pelos estudantes no período por bolsistas, voluntários e orientadores dos trabalhos. A perspectiva, segundo os organizadores, é que 120 planos de trabalhos sejam apresentados na forma de comunicação oral e painel.
Outro evento que aproxima a Universidade com a comunidade é a realização do Seminário de Extensão da UNILA (SEUNI), voltado à apresentação de resultados das atividades de extensão desenvolvidas por discentes bolsistas e voluntários, com expectativa de participação de cerca 150 trabalhos que foram realizados nos últimos dois anos. Além disso, está prevista a organização de atividades culturais e de roda de conversa sobre a curricularização da extensão, tema que vem sendo debatido pelos cursos de graduação da UNILA.
Todas as informações sobre os eventos que compõem a SIEPE podem ser acessados no endereço https://portal.unila.edu.br/eventos/siepe-2022