Barbas de molho O ex-vereador de Londrina, Orlando Bonilha Proença, que cumpre pena há mais de um mês por suspeita de corrupção, quer o benefício da delação premiada. Quem conta é o Cláudio Osti, no Paçoca com Cebola. Na verdade, ele aguarda ansiosamente que a colaboração, feita ainda em 2008, o beneficie e ele possa voltar para casa.
Delação II O curioso da delação é que ele citou vários empresários e ex-companheiros de Câmara por envolvimento com propina. De dinheiro distribuído a vereadores para aprovar mudança de zoneamento, passando por doação de terrenos, venda de lotes em cemitério e até o famoso rachid com os salários dos assessores.
Delação III Os nomes estão todos na delação e até hoje, pelo jeito, as investigações avançaram quase nada. O advogado de Orlando Bonilha, Ronaldo Neves, cobra do MP a promessa de que, delatando, o ex-vereador não cumpriria pena na cadeia.
“Bobagens” É um show de besteiras. Isso tira o foco daquilo que é importante. Tem muita besteira. Tem muita coisa importante que acaba não aparecendo porque todo dia tem uma bobagem ou outra para distrair a população, tirando a atenção das coisas importantes. Tem de parar de criar coisas artificiais que tiram o foco. Todo mundo tem de tomar consciência de que é preciso parar com bobagem”. Do general Santos Cruz, uma semana após ser demitido por Jair Bolsonaro da Secretaria de Governo da Presidência da República.
Cadê Fanini? Conta Celso Nascimento, no seu Contraponto, que um Oficial de Justiça foi encarregado pela 13ª Vara Criminal de Curitiba de intimar o réu Maurício Fanini (pivô do caso Quadro Negro) para comparecer na condição de testemunha a uma das audiências do processo referente à Operação Rádio Patrulha previstas para agosto.
Cadê Fanini? II O agente foi até o local onde lhe disseram que Fanini residia – um endereço no bairro do Cabral, no entanto, fracassou no cumprimento da missão. O porteiro informou que Fanini “está preso em alguma unidade penal”. De fato, ele está em uma cela, desde 2017, na Superintendência da PF em Curitiba.
É o frio A estação mais fria do ano começa hoje (21) e inspira cuidados com a saúde. De acordo com o boletim da Secretaria Estadual de Saúde, pelo menos 59 pessoas já morreram por gripe Influenza no Paraná. Outros 263 casos já foram confirmados.
Em alta Na semana anterior, eram 51 óbitos no Paraná e 212 casos confirmados de gripe Influenza.
Novo reitor O professor Gleisson Alisson Pereira de Brito é o novo reitor da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila). A nomeação dele ocrreu na manhã de quarta (19), em cerimônia no auditório do Ministério da Educação em Brasília, com presença do ministro Abraham Weintraub e do secretário de Educação Superior, Arnaldo Barbosa de Lima Júnior.
Ronildo Pimentel
Editor