Durante três dias, 14,15 e 16 de novembro, acontece a 57ª RAE, Reunião dos Altos Executivos da CIER (Comissão para Integração Energética da América Latina e Caribe). Esse é o principal evento na América Latina com esse foco. O encontro será em Assunção, no Paraguai, sob organização da CIER e do PACIER, comitê nacional paraguaio com a participação de representantes de governos e empresas do setor de energia.
Serão realizados painéis e debates sobre temas importantes como integração energética dos países da América Latina e Caribe, descarbonização, transição energética, hidrogênio, novas tecnologias, mobilidade elétrica e sustentabilidade ambiental e social.
Pela primeira vez, sob organização do PACIER, será realizado o Rodeio Internacional de Linheiros eletricista da CIER, organização composta por 16 países e mais de 250 empresas do setor.
Segundo o vice-presidente da CIER, engenheiro Celso Torino, “a RAE é uma excelente oportunidade para trabalharmos pela integração energética dos países membros, assim como para o fortalecimento do Mercosul. De acordo com ele, é claro que a Itaipu Binacional e a recém criada ENBpar são meios cruciais para isso acontecer.
“A energia verde está na América Latina e as mais de 250 empresas associadas à CIER, juntamente com os governos de 16 países, dentre eles o Brasil, estão prontos para contribuir com o os países do mundo todo, no desenvolvimento econômico, social e no combate à crise climática”.