Inauguração da UAI representa marco histórico para Foz do Iguaçu

WhatsApp
Facebook

Diversas autoridades, lideranças religiosas e comunitárias participaram da inauguração da Unidade de Acolhimento Infanto Juvenil Anna Maria Fiorelli Lapini, na tarde desta segunda-feira (01), no Porto Meira.

A cerimônia celebrou o convênio entre a Prefeitura Municipal e a AFA – Associação Fraternidade Aliança – que são responsáveis pelo importante marco histórico para a política de saúde mental e inclusão social do município.

A UAI é uma residência transitória e o primeiro equipamento da saúde pública exclusivamente voltado para o acolhimento e proteção de crianças e adolescentes na faixa etária entre 10 a 18 anos.

“É uma conquista histórica para a cidade. Essa é uma das mais importantes missões do governo. Sabemos do tamanho do sofrimento de ter uma dependência química para a família e para o ser humano, e a pior coisa da dependência química, é a indiferença da sociedade. Nós temos que vencer a indiferença e o vício. Resgatar as crianças e os jovens é fundamental, porque se não dermos apoio, alimentamos a continuidade da situação”, expressou emocionado o Prefeito Municipal Chico Brasileiro.

O Vice-prefeito e Secretário de Saúde, Nilton Bobato, relembrou dos desafios e das lutas que marcaram a trajetória para implementação da UAI e fez uma homenagem especial ao Coordenador do Fundo Municipal de Saúde, Jefferson Bueno, pelo afinco e comprometimento para transformar uma reivindicação antiga da Rede de Proteção a Criança e ao Adolescente em realidade.

“Encontramos vários entraves burocráticos e também de pessoas jogando contra, mas nesse processo, tivemos algumas pessoas na prefeitura que foram fundamentais, como a Guaraci Lopes, a Etelvina Maciel, o Sec. de Fazenda, Ney Patrício, o Procurador Osli Machado, mas queria homenagear uma pessoa, pois se esse convênio aconteceu, foi muito pelo afinco do Jefferson Bueno, que fez o processo andar com comprometimento pela causa”, homenageou Bobato ao pedir uma salva de palmas para o servidor público.

Orgulho
O Secretário de Assistência Social Elias de Oliveira, expressou o orgulho por fazer parte dessa importante vitória da inclusão social e dos direitos humanos.

“Minha estréia como gestor público no MP foi para discutir a UAI, e quando assumi a Secretaria alguém me questionou se a participação iria queimar minha trajetória e eu digo que terei muito orgulho de carregar no meu Currículo o período que estive aqui com vocês Chico Brasileiro e Nilton Bobato, sobretudo, porque nesse período, mesmo com todas as dificuldades, estar pensando numa Foz mais humana e entregar serviços que estão sendo construindo na perspectiva de direitos humanos e inclusão social é um ato de coragem”.

A Presidente da AFA Idalina Barbosa, falou dos sentimentos que moverão a entidade a superar os desafios para resgatar as vidas de crianças e adolescentes do caminho do vício. “As pessoas são sagradas e devemos entrar nesse espaço com pés descalços, pois vamos cuidar de vidas ameaçadas, marginalizadas. Nós e a prefeitura sabemos que foi uma luta, foi uma grande parceria. Nós somos responsáveis por salvar vidas porque é um dever, somente melhorando o mundo poderemos todos viver bem nele”.

Após o ato de abertura, o Prefeito Chico Brasileiro acompanhado pela Secretária de Direitos Humanos e Relações com a Comunidade, Rosa Maria Jeronymo Lima e pelo representante da Câmara Municipal, João Miranda, cortaram o laço de entrega da unidade simbolizando o marco histórico e abrindo a casa para todos conhecerem.

A cerimônia também contou com a participação do Padre Sérgio Bertoti, da Coordenadora da UAI, Eva Josieli Garcia, da Irmã Josefina e da Irmã Filomena, da congregação franciscana e do vereador Edson Narizão.

UAI
A Unidade de Acolhimento Infanto Juvenil é um serviço residencial de caráter transitório que, articulado a outros pontos de atendimento, a exemplo, do Caps I (Infantil), temo como objetivo oferecer acolhimento e cuidados contínuos de saúde.

A Unidade, localizada no Porto Meira, é composta por sala de estar, quartos coletivos com acomodações individuais e adaptados para portadores de necessidades especiais, banheiros, espaço lúdico, sala multiuso, escritório, sala de convivência, cozinha ampla, área de serviço e uma área externa de convivência.

O serviço funcionará 24 horas por dia e será coordenado por uma equipe que conta com 21 profissionais, tais como serviços gerais, cozinheiras, coordenação, orientadores sociais, educadores sociais, dentre outros.

Anna
Anna Maria Fiorelli Lapini foi a fundadora das Irmãs Franciscanas Estigmatinas, congregação que tem como propósito “Um amor sem limites”. Nasceu em 1809 na Itália e dedicou sua vida a lutar pelos mais oprimidos e vulneráveis do sistema.

Também participaram da cerimonia os secretários municipais, diretores e os vereadores João Miranda, Celino Fertrin, Edson Narizao e Jefferson Brainer.

Mais notícias

.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *