Terminou nesta segunda-feira (12), o curso gratuito de Auxiliar de Cozinha, realizado pelo Sindhotéis/ IHGT, em parceria com Secretaria Estadual da Justiça, Família e Trabalho e Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial).
O curso foi ministrado pelo Chef Rogério Salvino, na cozinha do Instituto de Hotelaria, Gastronomia e Turismo de Foz do Iguaçu – IHGT, foram 240 horas de aulas práticas e teóricas. Dos 7 alunos que concluíram o curso, 4 já estão empregados. Os participantes receberam um diploma e avental personalizado do Sindhotéis.
A cerimônia de encerramento contou com a presença do gerente executivo do Senac Foz do Iguaçu, Lucio Christensen, do presidente do Sindhotéis de Foz e Região, Marcelo Martini, de Mariana de Mattos L. Hernandes, presidente do IHGT, do gerente interino do Sesc Foz do Iguaçu, Jonathan Bebber, Marcos Aurélio, chefe de gabinete do vereador Ney Patricio e Itacir Meyer – Presidente do Sindicato patronal do Comércio Varejista de Foz – Sindlojas.
Um cardápio especial foi preparado aos convidados pelos formandos, de entrada mix de folhas verdes com crocante de nozes e molho de manga, como prato principal, fettuccine verde com escalope de mignon ao molho de cogumelos, e de sobremesa, um brownie com calda de frutas vermelhas e sorvete de creme.
“Essa parceria vem de encontro ao melhor momento que estamos vivendo na hotelaria e turismo de Foz, a retomada já está consolidada, a demanda por mão de obra ainda é grande, principalmente nessas festas de fim de ano”. Pontuou Martini.
“Não existe turismo sem gastronomia, o Sindhotéis tem buscado ofertar cursos para que a qualificação da mão de obra esteja acima da média, em contrapartida hotéis e restaurantes irão retribuir dando melhor atendimento ao turista que nos visita, temos que tratar bem nossos visitantes, com isso é certeza que ele vai levar boa imagem para o Brasil e o mundo. Finalizou Martini.
Para Lucio Christensen, gerente executivo do Senac Foz do Iguaçu, o mercado precisa de profissionais mais capacitados, “além de um conhecimento sólido e muito importante para o setor, é o primeiro passo para esse ingresso no mundo da hotelaria, e com o diferencial da capacitação, não adianta ter vagas disponíveis se falta mão de obra qualificada, esses profissionais são os protagonistas nessa retomada”.
Sobre o IHGT – O Instituto de Hotelaria, Gastronomia e Turismo foi inaugurado em 19 de maio de 2016, na gestão do empresário Carlos Silva no Sindhotéis. Com 1.500m² de área construída em três pavimentos, tendo uma cozinha-escola com 500m², conta com estrutura para realizar treinamento, confraternizações e eventos gastronômicos, com salas de aula, auditório para 150 pessoas, uma suíte de 75 m² para aulas de governança e camareira (o), e laboratórios para eventos e turismo, entre outras atividades.
Marcelo Martini afirma que o instituto é um braço do Sindhotéis que vem cumprir a sua função social e reforça que com o reconhecimento de utilidade público, o IHGT “passa a ter legitimidade para firmar convênios com o poder público e outros órgãos, qualificando novos colaboradores para a categoria e também ofertando oportunidades de cursos profissionalizantes para jovens em vulnerabilidade social”.
O presidente do sindicato afirmou que em breve o instituto terá declaração de utilidade pública estadual, também através de lei, o que permitirá atuar junto a empresas que podem optar em fazer doação de uma parte do imposto devido e firmar convênios com os órgãos estaduais.