A UNILA e a Universidad Nacional de Misiones (UNaM) assinaram um acordo de cooperação para desenvolver ações conjuntas na área acadêmica, técnico-científica e cultural. Um dos principais objetivos do acordo é estabelecer a Dupla Diplomação para os cursos de graduação e pós-graduação das duas instituições. Atualmente, os professores dos cursos de Engenharia Civil de Infraestrutura e de Engenharia de Energia já estão trabalhando no processo de estabelecer as bases para o programa de Dupla Diplomação com os cursos de Engenharia Civil e Engenharia Eletromecânica da instituição argentina.
Também está em andamento o estudo para concretizar a dupla diploamação para o programa de pós-graduação em Energia e Sustentabilidade da UNILA, com equivalência ao Mestrado em Engenharia de Energias e o Doutorado em Engenharia da UNaM. A expectativa é que os convênios específicos, que irão permitir que os alunos desses cursos possam obter dois diplomas – um expedido pela UNILA e outro pela UNaM –, sejam assinados ainda neste ano.
Leia também
- Agência do Trabalhador de Foz do Iguaçu tem 461 vagas em 58 funções
- Quatro programas de pós-graduação abrem inscrições para alunos especiais na UNILA
Durante a solenidade de assinatura do acordo, o vice-reitor da UNILA, professor Luis Evelio Acevedo, reiterou que o documento é o resultado de um grande esforço por ampliar a internacionalização da Universidade, principalmente por parte da Pró-Reitoria de Relações Institucionais e Internacionais e dos docentes do Instituto Latino-Americano de Tecnologia, Infraestrutura e Território (ILATIT). “Começamos com as Engenharias, mas esperamos que esse movimento possa ser ampliado para outros cursos e que acordos como este sejam assinados com outros países do nosso continente”, destacou.
Para o vice-reitor da UNaM, Sergio Katogui, a partir do acordo assinado nesta semana, abre-se um leque de possíveis atividades de cooperação entre as duas instituições. “Desejamos um rápido avanço no acordo para a dupla diplomação, que permitirá aos estudantes de nossas universidades compartilhar salas de aula e processos formativos. Mas o convênio que estamos assinando hoje permite concretizar outras ações que já vínhamos discutindo e planejando, principalmente na área de pesquisa”, salientou. O dirigente informou ainda que a universidade argentina está finalizando as tratativas para a abertura de um campus próprio em Puerto Iguazú.
Entre as ações previstas no plano de trabalho, está o intercâmbio de estudantes, docentes e técnico-administrativos, pesquisas conjuntas em áreas de mútuo interesse, uso de instalações (laboratórios, equipamentos e acervo bibliográfico) e organização de eventos acadêmicos.
Além de Katogui, participou da solenidade o secretário-geral de Pós-Graduação, Roberto Guidek, a decana da Faculdade de Engenharia, María Dekun, além de docentes de cursos de graduação e pós-graduação da UNaM. Após o evento, a comitiva fez uma visita técnica à estrutura de salas de aula e laboratórios dos cursos de Engenharia da UNILA, localizados no Parque Tecnológico Itaipu.