Aeroporto de Foz do Iguaçu recuperou 55% do movimento de 2019

WhatsApp
Facebook
Aos poucos, o Aeroporto de Foz do Iguaçu está retornando a malha aérea da pré-pandemia (Foto: Christian Rizzi/Arquivo)

O Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu recuperou, nos primeiros cinco meses do ano, pouco mais de 55,6% do movimento de passageiros no mesmo período em 2019, ano anterior à pandemia de covid-19. O desempenho reflete na retomada do turismo.

O desempenho do terminal aeroportuário pode ser conferido em dados do site da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Do dia 1º de janeiro a 31 de maio deste ano, Foz do Iguaçu recebeu 536.398 embarques e desembarques, contra 964.226 no mesmo período de 2019.

Nos primeiros cinco meses de 2022, o número de pousos e decolagens de aeronaves em IGU (sigla do Aeroporto de Foz do Iguaçu) foi de 4.076, o correspondente a 57,2% dos 7.118 voos recebidos de janeiro a maio de 2019.

A participação do aeroporto de IGU em relação ao total de passageiros transportados em todo o Brasil também diminuiu de 1,11% para 0,77%, caindo do 19º para o 23º lugar. Com isso, Foz do Iguaçu foi ultrapassado pelos aeroportos de Navegantes (SC), Maceió (AL), São Gonçalo do Amarante (RN) e Porto Seguro (BA).

Em 2021, o desempenho do aeroporto de Foz do Iguaçu foi ainda pior, ficando atrás dos aeroportos de Navegantes (SC), Maceió (AL), São Gonçalo do Amarante (RN), Porto Seguro (BA), Santa Rita (PB), São Luís (MA) e Campo Grande (MS).

O Cabeza News consultou um representante do trade turístico do Destino Iguaçu. Na avaliação dele, por conta dos problemas de conectividade aérea, Foz do Iguaçu é um dos últimos destinos turísticos brasileiros hoje na retomada do turismo.

Em fevereiro deste ano, logo após a CCR Aeroportos assumiu a gestão do terminal repassada pela Infraero, o portal destacava que a conectividade seria o principal desafio da concessionária. Na época, o destino turístrico tinha nove ligações diretas, sendo a maioria dos voos para São Paulo.

Mais notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *