diariodefoz-logo-cabec wh

As obras de Oscar Niemeyer no Paraná

O mestre da arquitetura mundial que morreu em 2012 terá, em breve, três obras em Foz do Iguaçu
WhatsApp
Facebook
As obras de Oscar Niemeyer no Paraná
Obras de Niemeyer no Paraná

O maior expoente da arquitetura moderna, o brasileiro Oscar Niemeyer partiu no dia 05 de dezembro 2012, deixando um vasto legado em seus 105 anos de vida.

Reconhecido mundialmente, Oscar Niemeyer projetou obras para os mais variados fins em diversas cidades brasileiras e também no exterior.

É dele, por exemplo, o prédio sede das Nações Unidas, em Nova York, o Museus de Arte Contemporânea, no Rio de Janeiro, o Parque do Ibirapuera, em São Paulo, além da sua imensa obra em Brasília.

Oscar Niemeyer também deixou seus traços pelo Paraná, sendo sua obra mais conhecida o Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba.

A estrutura, inaugurada em 2002 com o nome de Novo Museu, abrigava desde a década de 1970 outro prédio também projetado por Niemeyer.

Leia também

Com o “grande olho”, o MON foi eleito um dos mais belos museus do mundo em uma lista internacional.

Fronteira

Em breve, Foz do Iguaçu contará com três obras assinadas pelo mestre Oscar Niemeyer. A primeira é um obelisco símbolo da União dos Povos, inaugurado em 1965 próximo a cabeceira da Ponte Internacional da Amizade, na fronteira entre Brasil e Paraguai.

Outra obra do arquiteto prevista para Foz do Iguaçu é o prédio do Centro Cultural e Holoteca do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC).

Esta estrutura vai abrigar uma megabiblioteca e um auditório que suportará 700 pessoas na área interna e 10 mil na área externa.

A trinca de obras de Niemeyer na Tríplice Fronteira é o campus da Universidade Federal de Integração Latino Americana (Unila), que está em construção desde 2010 dentro da área da Itaipu Binacional.

Com mais de 150 mil metros quadrados, o prédio vai permitir à universidade oferecer cursos de graduação, mestrado e doutorado para aproximadamente 10 mil estudantes do Brasil de outros países da América Latina.

Mais Niemeyer

Ainda na região Oeste do Paraná é possível contemplar outra obra dele em Santa Helena, um obelisco em homenagem ao comunista Luiz Carlos Prestes, líder revolucionário do movimento Coluna Prestes, que entre 1925 e 1927 passou por essa região do estado.

Cada detalhe do monumento lembra uma região por onde a Coluna Prestes passou. O líder comunista e Niemeyer eram grandes amigos.

As obras de Oscar Niemeyer no Paraná
Obras de Niemeyer no Paraná

No Norte do Paraná, o Terminal Rodoviário de Londrina, inaugurado em 1988, possui um diferenciado formato circular, com cinquenta plataformas de embarque. Construído todo em zinco, tem no seu centro uma abertura que leva a um jardim.

Em Campo Largo, na Região Metropolitana de Curitiba, um monumento também idealizado por Niemeyer foi erguido em 2001, às margens da BR-277, para homenagear e lembrar a história de luta do agricultor sem terra Antônio Tavares, militante do MST que morreu assassinado em confronto com a Polícia Militar.

Mais notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *