A Assembleia Legislativa aprovou nesta segunda-feira, 8, o requerimento do deputado Luiz Claudio Romanelli (PSB) que propôs um voto de congratulações ao desembargador José Laurindo de Souza Netto, presidente do Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR), que foi eleito para a presidência do Conselho de Presidentes dos Tribunais de Justiça do Brasil, para o biênio 2021-2022.
“O desembargador José Laurindo assume uma posição que coloca o Paraná em destaque na magistratura do País e é merecedor de todo o nosso reconhecimento e respeito”, afirmou Romanelli. A eleição ocorreu na última quinta-feira, 4 de outubro, durante o 120° Encontro do Conselho de Tribunais de Justiça, e a posse do desembargador no cargo será em 10 de janeiro de 2022.
A proposição relata a carreira do desembargador José Laurindo de Souza Netto, que formou-se bacharel em Direito pela Universidade Católica do Paraná em 1982. Ingressou na magistratura após concurso e foi juiz substituto da comarca de Telêmaco Borba. Em seguida foi nomeado juiz de direito e atuou nas comarcas de Ortigueira, Arapongas, Piraquara e Curitiba. Em 2010 foi promovido ao cargo de desembargador do TJ-PR.
O magistrado é doutor em Relações Sociais pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e concluiu estágio em pós-doutorado na Universidade de Roma. Além disso, publicou três livros e vários artigos jurídicos em jornais e revistas brasileiras e estrangeiras.