Os últimos dias das férias escolares e o primeiro feriado prolongado do ano garantiram forte movimentação de turistas em fevereiro nos atrativos turísticos de Foz do Iguaçu.
O período foi marcado pelo aumento nos ingressos, no comparativo com o segundo mês do ano passado. O Parque Nacional do Iguaçu, que abriga a Maravilha Mundial da Natureza, recebeu 140.872 visitantes.
O Complexo Turístico da Itaipu Binacional e o Marco das 3 Fronteiras também registraram bom fluxo de pessoas no último mês.
O desempenho no Parque Nacional do Iguaçu superou em 3% a visitação de fevereiro do ano passado. No acumulado do ano, a unidade de conservação já registrou a visita de 355.740 pessoas.
Os brasileiros foram a maioria no último mês, com aumento de 8% em relação a 2023. Todos os estados brasileiros e o Distrito Federal contemplaram as Cataratas do Iguaçu.
A lista é liderada por Paraná, São Paulo, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Bahia e Mato Grosso do Sul.
No período, visitantes de 115 nacionalidades conheceram a Maravilha Mundial da Natureza dentro do Parque Nacional do Iguaçu, totalizando 65.813 pessoas.
Os dez países com mais registros no portão de acesso, após o Brasil, foram Argentina, Estados Unidos, Paraguai, Chile, França, Alemanha, China, Espanha, Coreia do Sul e Inglaterra.
“O resultado de fevereiro comprova o impacto positivo das novas experiências que o Parque vem oferecendo. Durante o feriado prolongado de carnaval, os turistas tiveram a oportunidade única de vivenciar momentos inesquecíveis nas Cataratas, disse Munir Calaça, diretor-presidente da Urbia Cataratas.
“Desde o espetáculo do Pôr do Sol até a fascinante Noite nas Cataratas, nossos novos passeios exclusivos, com limite de pessoas, proporcionaram cenários únicos e experiências ainda mais marcantes para os visitantes”, concluiu. Durante o feriadão de carnaval (de 11 a 14 de fevereiro), 28.105 pessoas visitaram o atrativo.
Itaipu e Marco
A movimentação de turistas também foi bastante expressiva no Complexo Turístico da Itaipu e no Marco das 3 Fronteiras, próximo à foz dos rios Iguaçu e Paraná, no encontro entre Brasil, Paraguai e Argentina.
No período, o conjunto de atrativos turísticos no interior, em frente e no entorno da barragem da binacional, receberam 32.431 visitantes.
No acumulado do ano, foram 92.362 ingressos. A Itaipu Panorâmica, que garante uma vista privilegiada da barragem da usina, é tradicionalmente a opção preferida dos turistas, que também aproveitaram o Refúgio Biológico Bela Vista, a Itaipu Iluminada entre outras.
O Marco das Três Fronteiras, local mais charmoso de Foz do Iguaçu, recebeu 30.767 mil visitantes em fevereiro. Entre os estrangeiros, os chilenos se destacam, seguidos pelos paraguaios, argentinos, bolivianos, peruanos, estadunidenses, colombianos, mexicanos, franceses, italianos, espanhóis e chineses.
Já entre o público nacional os estados mais representativos na visitação foram: Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Rio de Janeiro. Nesta semana, o Grupo Cataratas, concessionária responsável pela gestão turística do Marco, anunciou o investimento de R$ 30 milhões, na revitalização do Espaço das Américas, área localizada as margens do Rio Iguaçu e Rio Paraná.
Mais atrativos
Além dos atrativos tradicionais, Foz do Iguaçu tem opções das mais variadas para receber os turistas.
A lista inclui o circuito religioso com Mesquita Árabe, Templo Budistas, a Catedral Nossa Senhora de Guadalupe e a Paróquia São João Batista, que este ano completa o primeiro centenário.
No leque de atrações de Foz do Iguaçu se destacam também o Parque das Aves e o Movie Cars, ambos próximos ao portão de acesso do Parque Nacional do Iguaçu, o Museu de Cera, shoppings centers, roda-gigante, ponte estaiada, a gastronomia da charmosa Puerto Iguazú, na Argentina, o centro de compras de Ciudad del Este, no Paraguai e passeios de barco pelos rios Paraná e Iguaçu e o Lago de Itaipu.
Com informações do GDia